Governo alemão amplia projeto de nanotecnologia

O governo Alemão ampliou o programa “Nano-Iniciativa”, fundado em 2006. Agora chamado “Plano de Ação e Iniciativa da Nanotecnologia 2015”, o projeto contará com a participação de oito ministérios alemães, como o do Meio Ambiente, da Alimentação, da Economia, da Saúde e dos Transportes.


Desde 2008, cerca de € 440 milhões por ano foram destinados à nanotecnologia na Alemanha, dos quais € 165 milhões vêm do orçamento do Ministério da Educação e Pesquisa.


Para a ministra da educação Annette Schavan, “por meio do plano de ação 2015 nós poderemos utilizar a e pesquisar a nanotecnologia de forma mais sustentável e segura”. O governo ainda ressaltou no plano alguns campos onde a Estratégia-Hightech deverá se focar, eles são: Clima/Energia, Saúde/Alimentação, Mobilidade, Segurança e Comunicação.


Devido aos temores da população quanto à nanotecnologia, serão oferecidos pelos ministérios diferentes formas de discussão e esclarecimento sobre o tema. Atualmente essa tecnologia já é utilizada em importantes serviços como no aquecimento do corpo em tratamentos contra o câncer, em filtros de água e também nas turbinas eólicas, como proteção contra corrosão.

Regierung online
Regierung online