A Henkel, empresa alemã especialista em tecnologia de adesivos, participa da reforma do histórico navio costeiro “Prinz Heinrich”, o mais antigo da Alemanha, com a aplicação da resina epóxi Loctite Fixmaster Marine Chocking. O adesivo será utilizado nos alicerces para os motores a vapor, apelidados de “Jonny” e “Hinni”, que pesam aproximadamente duas toneladas e meio cada um, e têm mais de 100 anos.
De acordo com a Henkel, a resina epóxi com dois componentes oferece uma enorme resistência contra a pressão, choque e vibração. Por isso, é ideal para bases para sistemas de propulsão de navios pesados, máquinas de mineração e outros equipamentos pesados, para os quais são essenciais o alinhamento exato e a ancoragem. Na navegação marítima, em que os mares agitados dão origem a elevadas forças que atuam sobre os propulsores, tais propriedades de precisão são essenciais em um produto de fundação.
“Em alicerces com produtos derramados, a resina epóxi substitui os calços de aço convencionais”, afirma Steffen Helisch, representante de vendas da Henkel e responsável por apoiar os clientes no setor de MRO (manutenção, reparo e revisão geral). O processo antigo, Helisch explica, envolvia tradicionalmente a inserção bem complexa de calços de metal fino, abaixo do motor a vapor, e devido aos choques e vibrações que ocorriam na operação, poderiam ser deslocados, fazendo com que o trem de acionamento ficasse desalinhado.
Entretanto, segundo a Henkel, isso não ocorre com a resina epóxi. Após aplicada e uma vez que ela tenha sido curada, o apoio da máquina com aperto apropriado que ela fornece está pronto para o serviço. O produto se adapta precisamente aos contornos do chão do navio e fornece amortecimento adicional e proteção confiável contra corrosão, mesmo em áreas de difícil acesso.
O navio
O “Prinz Heinrich”, um navio costeiro construído no estaleiro de Meyerwerft (Papenburg) em 1909, é a última testemunha de seu tempo, uma figura do que era anteriormente a frota de navios da Frísia Oriental e o mais antigo navio de passageiros na Alemanha. Durante seus primeiros anos, transportou passageiros para as ilhas do Mar do Norte, enquanto nos anos de guerra provou ser um navio útil de abastecimento. Posteriormente, foi renomeado, convertido e, em 1970, finalmente retirado de serviço e colocado em exposição.