Sempre comprometida com sustentabilidade e inovação, a Henkel, líder global em adesivos, terá seu primeiro prédio construído com madeira engenheirada. Considerada uma alternativa renovável e eficiente, capaz de reter carbono em vez de emitir, o material, em conjunto com as soluções Henkel, será empregado no novo centro integrado de inovação e tecnologia, o Latam Inspiration Center, em Jundiaí (SP).
Com a iniciativa, a empresa pretende capturar cerca de 500 toneladas de CO2, e mostrar que esse processo é um dos caminhos certeiros para contribuir com o meio ambiente. Ao contrário da construção civil tradicional, responsável por grande parte dos danos ao meio ambiente em processos como extração de areias, fabricação de aglomerantes hidráulicos básicos, além da grande produção de resíduos, a construção com madeira engenheirada traz benefícios, principalmente por ser totalmente sustentável.
Combinado com as tecnologias avançadas de adesivos da companhia, esse material oferece solução de construção com impacto ambiental reduzido, sem comprometer a qualidade ou a estética. Outros benefícios proporcionados pela utilização de madeira engenheirada incluem economia de água, menos entulho (redução de 95% em relação a alvenaria), menor tempo de obra (as estruturas chegam pré-fabricadas) em relação às construções que utilizam materiais comuns como cimento e concreto, ótima acústica, isolamento térmico, entre outros.
Além disso, na construção do primeiro edifício de madeira engenheirada da Henkel na América Latina, está planejada a implementação de mais de 400 painéis solares, adoção de energia totalmente limpa e práticas de reutilização de água no futuro complexo da unidade.
Na Europa, países como a Áustria, Suíça e Alemanha são os principais mercados para esse tipo de material, sendo que grande parte faz uso das soluções adesivas da Henkel em suas obras de madeira engenheirada. De acordo com relatório da Grand View Research, nos últimos 3 anos (2020-2023), houve aumento de 25% na produção total em todo o mundo, e o futuro é promissor. Para os próximos 5 anos (2023-2028), a previsão é que a produção aumente em 113%.
O Brasil tem totais condições de entrar forte nesse mercado crescente, pois é um grande produtor de madeira. O país também se destaca, por meio da Henkel Brasil, nos adesivos que são aplicados entre as camadas da madeira engenheirada para colagem estrutural, montagem dos painéis, ligação entre as lâminas de madeira, além de conferir maior resistência em caso de incêndios. Atualmente, o Brasil, ao lado do Chile e Uruguai, lidera a produção de madeira engenheirada na América Latina.