Hospitais do Brasil testam software médico alemão

Pela primeira vez na América do Sul, alguns hospitais em São Paulo estão testando um software que ajuda no tratamento do câncer desenvolvido pela rede de pesquisas alemã “Quantitative Imaging in Oncology (QUINO) – Geração de imagens quantitativas na oncologia”. Trata-se de um software que analisa dados em imagens médicas e avalia a resposta do tumor ao tratamento adotado, ou seja, é possível saber se o tratamento está sendo efetivo ou não. Com esse novo recurso, o paciente e o médico ganham tempo precioso na batalha contra o câncer. O Centro Alemão de Pesquisas em Câncer, o Mint Medical GmbH, o Hospital Universitário de Heidelberg e a empresa de médio porte CHILI Radiology GmbH trabalham juntos na rede QUINO.

Atualmente, exames de Tomografia Computadorizada ou de Ressonância Magnética fornecem aos médicos um conjunto de até 2.000 imagens individuais que permitem visualizar o curso da doença e as alterações das células cancerígenas. Esses dados são analisados periodicamente para que se avalie o quadro do paciente e o efeito dos tratamentos. Como esse processo consome muito tempo, a QUINO desenvolveu o software “mint LesionTM”, que analisa as imagens médicas automaticamente e fornece aos radiologistas e oncologistas uma avaliação instantânea da resposta do tumor ao tratamento. “Esse software é a vanguarda em técnicas de imagem na oncologia. Ele aprimora significantemente os diagnósticos médicos e as avaliações de tratamento” diz Hans-Peter Meinzer, chefe da divisão de Informática Médica e Biológica do Centro Alemão de Pesquisas do Câncer.

Essa ferramenta é uma aliada importante do paciente, porque qualquer alteração pode ser descoberta mais cedo e o tratamento pode ser adaptado. Consequentemente, é possível ser mais assertivo na seleção das terapias, evitando tratamentos ineficientes com efeitos colaterais graves, impactando diretamente na qualidade de vida do paciente. Adicionalmente, abandonar um tratamento desnecessário pode significar uma economia de até €20 mil ao mês por paciente.

O Ministério Federal Alemão da Educação e Pesquisa apoia a rede de pesquisas QUINO no contexto da campanha “Alemanha – Parceiro para a Tecnologia Médica”. Com essa iniciativa, o governo alemão deseja estimular a colaborações dos maiores especialistas no mundo todo em pesquisa e desenvolvimento para promover o progresso científico e tecnológico.

Brasil

Com seu vasto conhecimento no tratamento do câncer, o Brasil é um importante parceiro para instituições científicas e redes que realizam pesquisas no campo da oncologia. De acordo com Meinzer, para alguns tipos específicos de câncer, o número de casos acompanhados em centros oncológicos do Brasil é muito alto, portanto os médicos brasileiros possuem uma experiência diferenciada.

Rubens Chojniak, chefe do departamento de Diagnósticos em Imagens do A. C. Camargo Cancer Center em São Paulo, partilha da opinião de que o Brasil e a Alemanha se favorecem da cooperação: o Brasil se beneficia pelo contato com a cultura mais antiga no desenvolvimento de atividades científicas e das possibilidades tecnológicas na Alemanha. Já os cientistas alemães passam a contar com dados de mais pacientes, da maior frequência de certos tipos de câncer e do intercâmbio com os centros especializados em câncer do Brasil.

Matthias Baumhauer, porta-voz da QUINO e diretor executivo do parceiro de rede Mint Medical, já está trabalhando com colegas brasileiros no desenvolvimento do software de rastreamento de tumor mint LesionTM: “Por enquanto, instalamos o software para clientes na Europa e nos Estados Unidos. Agora encontramos não só uma, mas duas instituições de renome na América do Sul para promover o nosso software – o Centro Paulista de Oncologia e o Hospital Sírio-Libanês”, destaca o cientista médico.

“Os nossos parceiros brasileiros oferecem as condições ideais por meio da sua especialização em centros oncológicos, que ainda não existem na Alemanha,” explica Baumhauer. “Apenas um único hospital de oncologia fornece uma série de dados padronizados que facilitam a avaliação da eficácia de um tratamento selecionado”.

CCommons/flickr/jfcherry
CCommons/flickr/jfcherry