Hospital Oswaldo Cruz inaugura novo núcleo


O Hospital Alemão Oswaldo Cruz acaba de inaugurar um Centro de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica em São Paulo, com o objetivo de prevenir e auxiliar a recuperação de pessoas portadoras de doenças cardíacas, pulmonares e metabólicas crônicas.


Localizado no Centro de Especialidades do Hospital, no bairro do Campo Belo, o núcleo conta com uma equipe multidisciplinar composta por pneumologistas, cardiologistas, fisiologistas cardiopulmonares e fisioterapeutas.


A nova unidade terá equipamentos de última geração e tecnologia de ponta para o desenvolvimento de programas individualizados e diferenciados de treinamento físico para os pacientes. “A conciliação de atendimento multidisciplinar, equipamentos apropriados e moderna tecnologia em um só espaço favorece a recuperação, considerando o bem-estar e a sensibilidade do paciente”, comenta Dra. Rosemary Farias Ghefter, coordenadora do Centro.


As inovações propostas no modelo de tratamento permitem ao paciente, por exemplo, uma avaliação detalhada do funcionamento cardiorrespiratório muscular, incluindo a avaliação não invasiva da oxigenação muscular durante o exercício, associada ao teste cardiopulmonar de exercício. A utilização de eletroestimulação muscular, ventilação não invasiva (VMNI) e de heliox também são ferramentas de ponta em Reabiltação Cardiopulmonar e Metabólica atualmente.

Divulgação / HAOC
Divulgação / HAOC