Inovação faz parte do DNA da Bayer

O grupo alemão Bayer está apostando cada vez mais em inovação. Em 2010, a companhia investiu € 3,1 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – 13% a mais do que no ano anterior. A divisão de Healthcare, que se ocupa da saúde, foi a maior beneficiada. Ficando com 67% dos aportes, a unidade pôde investir nos mais de 50 projetos de medicamentos que tem em andamento.


A divisão de Cropscience, que recebeu 25% dos investimentos, pretende lançar seis novos produtos no mercado até 2012. A empresa também tem 60 projetos de melhoramento de sementes e plantas em desenvolvimento e pretende ampliar a unidade de BioScience no próximo ano.


“Nós continuaremos a apoiar a pesquisa e o desenvolvimento na nossa empresa pensando no futuro. Para o próximo ano, estamos planejando um orçamento correspondente ao recorde de 2010. Sem dúvida alguma, a inovação faz parte do DNA da Bayer”, afirmou Dr. Marijn Dekkers, presidente mundial do Grupo Bayer.


Obstáculos


Dekkers explica que a inovação é vital para o Grupo Bayer, mas que preocupa-se com o fato de não saber se as pessoas estão dispostas a pagar o seu preço. “É uma questão de qual valor a sociedade dá à saúde ou a uma vida mais longa das pessoas. Essas são perguntas racionais que nós devemos fazer. Só seremos capazes de desenvolver novos produtos com sucesso, se acharmos respostas positivas a essas questões”, comenta o executivo.


A resistência da população a novas tecnologias representa um obstáculo para o desenvolvimento de novos produtos e processos. O executivo exemplifica com a polêmica sobre as pesquisas em engenharia genética. Na Alemanha, as empresas enfrentam muitos obstáculos regulatórios para desenvolvê-las porque a população contesta sua segurança , apesar de já ter sido inúmeras vezes comprovada cientificamente.


“Isso mostra que os políticos deveriam levar as preocupações da população a sério, mas não se deixar levar por elas. As avaliações deveriam ser feitas com base em fatos, não em medo”, declara Dekkers.

Divulgação / Bayer Healthcare
Divulgação / Bayer Healthcare