Lufthansa anuncia internet em voos para 2016


A partir do segundo semestre de 2016, a Lufthansa será a primeira companhia aérea na Europa a oferecer internet de banda larga a bordo de voos de curto e médio curso. Isto permitirá aos passageiros de voos continentais e dentro da Alemanha a aproveitar a liberdade de se comunicar usando uma internet ampla acima das nuvens. A primeira aeronave será equipada com a nova tecnologia na metade de 2016.


Carsten Spohr, presidente do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG, comenta: “A empresa sempre foi a pioneira em serviços de internet a bordo da aeronave. Tendo equipado toda a frota de aviões com o bem-sucedido sistema FlyNet, estamos continuando nossa história de sucesso providenciando este acesso.


O novo serviço da companhia e de sua parceira tecnológica, Inmarsat, permitirá aos passageiros que acessem não apenas e-mails pelos celulares, mas também aplicações superiores e até streaming. Além disso, poderão mandar e receber mensagens de texto e transferir dados com base no contrato de seu telefone. Chamadas, no entanto, ainda não serão permitidas devido a preferência do cliente.


A Lufthansa Systems irá providenciar a infraestrutura técnica necessária para estabelecer uma conexão de internet com bom funcionamento a bordo. Este trabalho inclui tarefas como a criação de operações de rede no avião, que é o requisito técnico principal para uma rede sem fio, e disposição de um software para a operação de um portal na internet.


No que diz respeito ao futuro, a empresa também está se comprometendo com um programa de teste de voo para uma nova rede híbrida que vem sendo desenvolvida para a Europa. A Rede Europeia de Aviação combina um satélite S-band da Inmarsat com uma rede terrestre LTE complementar oferecida pela Deutsche Telekom.


Esta tecnologia promissora e inovadora oferece potencial em termos de custos e pode ser adaptada flexivelmente para atender a demanda de transmissão de banda larga no futuro. De 2017 em diante, a Lufthansa irá lançar um programa de treinamento de voo da nova tecnologia.

Divulgação Lufthansa
Divulgação Lufthansa