MAN e Petrobras iniciam testes conjuntos

A MAN Latin America e a Petrobras vão iniciar estudos de novas tecnologias em combustíveis e motores com testes em bancada. Os primeiros ensaios serão realizados em laboratório recém-inaugurado pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), localizado em Curitiba (PR) e desenvolvido com investimento de R$ 6 milhões da Petrobras.

O projeto é o primeiro resultado do convênio tecnológico firmado entre a MAN Latin America e a Petrobras no fim de 2011. Com a parceria, testes realizados pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) utilizarão motores MAN como base para pesquisa e desenvolvimento de novos combustíveis. Nesta fase, os motores adotados são o MAN D08 e o MAN D26, que equipam grande parte dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN.

De acordo com informações da fabricante, entre as frentes de trabalho, as áreas de engenharia das duas empresas vão se dedicar a desenvolver combustíveis e motores capazes de atender às demandas de uma mobilidade sustentável, incluindo novas legislações. Os esforços vão se concentrar na pesquisa de soluções que propiciem aumento de eficiência energética e diminuição dos níveis de emissão de poluentes, além da otimização no uso de fontes renováveis de energia.

Conforme a MAN, a bancada do laboratório de teste de motores do Lactec será usada como ferramenta para o teste de motores de última geração, para o desenvolvimento de novos combustíveis e adequação dos atuais, incluindo diesel de baixo teor de enxofre, misturas de diesel com biodiesel e outros combustíveis alternativos para o segmento de veículos pesados. Entre as atividades previstas, estão estudos de desempenho dos motores com uso de diversos combustíveis; avaliação dos sistemas de tratamento e pós-tratamento de gases de escape; testes de desempenho mecânico dos motores Euro 5; além de pesquisas tecnológicas e científicas. A bancada está preparada para testar motores de até 440 kW de potência.

Divulgação MAN Latin America
Divulgação MAN Latin America