MDIC lança nova edição de programa de capacitação

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lança no próximo dia 29, em São Paulo, o InovAtiva Brasil 2014, que oferece capacitação em gestão empresarial a empreendedores de negócios inovadores. O programa é gratuito e reúne material em vídeos e textos objetivos focados nas melhores e mais modernas práticas empresariais. O acesso é feito pela internet na modalidade de cursos MOOC (massive online open courses).

Durante a cerimônia de lançamento, o ministro do MDIC, Mauro Borges Lemos, e o Diretor de Operações do SENAI, Gustavo Leal, vão assinar um Acordo de Cooperação entre o Ministério e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para que os participantes do InovAtiva Brasil tenham acesso a laboratórios de tecnologia e programas de inovação e empreendedorismo, como o Grand Prix SENAI de Inovação. Cerimônia e apresentações serão transmitidas ao vivo via broadcast.

“O InovAtiva Brasil é aberto a todos os empreendedores que têm um bom projeto ou tecnologia, mas que não têm experiência ou acesso ao mundo dos negócios. Vamos oferecer a eles as melhores técnicas e ferramentas práticas de gestão para que possam escalar os seus negócios”, explica o Secretário de Inovação do MDIC, Nelson Fujimoto.

Este ano o programa será operado pelo Wenovate – Open Innovation Center em parceira, além do SENAI, com a consultoria McKinsey & Company. O presidente do Wenovate, Bruno Rondani, espera que o programa crie uma oportunidade importante para que as diversas comunidades de empreendedorismo espalhadas pelo Brasil se conectem entre si em torno de um objetivo comum que é a capacitação, aceleração e o aumento da visibilidade de seus negócios.

A primeira etapa do programa será totalmente online e, ao final dela, os empreendedores poderão submeter seus projetos para continuar no programa. Na segunda fase podem participar até trezentos projetos que demonstrarem maior potencial e inovação. A partir daí, os empreendedores vão receber apoio presencial e individualizado de mentores – empreendedores bem sucedidos, executivos de grandes empresas e consultores de mercado.

Após a etapa de mentoria, os empreendedores mais bem preparados avançam para uma terceira fase em que têm a oportunidade de interagir com potenciais investidores e parceiros no Brasil e no exterior. A capacitação nesta fase consiste em bootcamps, bem como na apresentação das empresas para grandes empresas e investidores.

Um dos finalistas do InovAtiva Brasil em 2013, Rui Miadaira, destaca que a participação no programa foi um impulso na busca por um sonho. “Foram poucos meses em que aceleramos pelo menos uns três anos de aprendizado. E só quem empreende sabe o real valor do tempo”, comentou. Após a participação no InovAtiva 2013, a Carreira Beauty, start-up fundada por Miadaira, recebeu aporte de um fundo de investimento do Vale do Silício.

 

Serviço: Lançamento do InovAtiva Brasil 2014
Data: 29/05/2014
Local: Edifício da Confederação Nacional da Indústria, CNI Berrini em São Paulo Horário: 14h30

Haverá uma coletiva de imprensa com Nelson Fujimoto (Secretário de Inovação do MDIC), Bruno Rondani (presidente do Wenovate) e Gustavo Leal (Diretor de Operações do SENAI) às 17h

 

Sobre o InovAtiva

Em 2013, a edição piloto do InovAtiva Brasil teve cerca de 3,5 mil empreendedores inscritos de 350 municípios e 24 estados. Foram 1.635 projetos submetidos na primeira fase, 50 selecionados para a segunda etapa e 20 para a terceira. Outros números também chamam atenção, como a participação de 2 mil pessoas nos eventos de divulgação, 210 mil visitas ao site oficial do programa.

Entre os projetos inscritos para a primeira edição do InovAtiva, o setor com maior representatividade foi o de internet e software (43% do total), seguido pelo de varejo e serviços (21%), ambiental (4%), indústria de transformação (3%), biotecnologia e fármacos (2%) e eletrônicos (2%).

Interessados devem se cadastrar pela plataforma do Programa, em http://www.inovativabrasil.com.br


 


Informações: InovAtiva Brasil

InovAtiva Brasil
InovAtiva Brasil