Nova droga traz esperança na luta contra a Aids

Um novo medicamento contra o vírus HIV está em teste na Alemanha. O VIR-576, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Hannover (MHH) e da Universidade de Ulm, reduziu a carga viral presente no sangue de pacientes infectados em 95% já nos primeiros testes.


De acordo com os cientistas, para se proliferar, o HIV precisa se fundir à célula humana e atingir a corrente sanguínea. Para penetrá-la, o vírus cria uma espécie de “ponte” chamada peptídeo de fusão. A nova droga se aloja sobre essa ligação, impedindo que ele entre na célula e, por atacar o invasor ainda fora do organismo celular, causa menos efeitos colaterais do que outros medicamentos.


“Esse é um princípio ativo totalmente novo e poderia ser utilizado para outros vírus humanos”, destaca o Professor Dr. Reinhold E. Schmidt, pesquisador da MHH.


Por agir diretamente sobre o peptídeo de fusão, que é uma estrutura muito previsível e consistente do vírus, o medicamento promete ser mais efetivo para o tratamento de pacientes que já se tornaram resistentes a outros remédios (cerca de 10% dos infectados).


Testes


Na fase clínica, 18 pacientes receberam o medicamento na forma de soro durante 10 dias. Após cinco ou seis dias, a quantidade de HIV no organismo dos voluntários caiu drasticamente e não voltou a subir, ou seja, o vírus não voltou a se reproduzir. Neste período, os pesquisadores testaram a tolerância ao medicamento, sua eficácia e a dose necessária para o tratamento da doença.


Agora, os cientistas estão concentrando seus esforços no desenvolvimento de um comprimido com o mesmo princípio ativo, já que a forma usada durante os testes foi o soro, que só pode ser aplicado por médicos e enfermeiros.


Além disso, o VIR-576 ainda não recebeu a liberação das agências sanitárias e deve, portanto, ainda levar anos para começar a ser comercializado.

REGIERUNGoline / Johannssen
REGIERUNGoline / Johannssen