Nova técnica para o tratamento de câncer


O Hospital Alemão Oswaldo Cruz adquiriu o INTRABEAM, um equipamento de radioterapia intraoperatória que revoluciona o tratamento do câncer de mama inicial. Trata-se de uma nova técnica de radioterapia aplicada durante a cirurgia, que aumenta a eficácia da terapia em uma única sessão, reduzindo o número de exposições. O tratamento consiste na aplicação de radioterapia direcionada em pacientes com câncer em estágio inicial submetidos à cirurgia. 


Durante o procedimento cirúrgico, após a remoção do tumor, o cirurgião posiciona o equipamento no tecido do leito tumoral, assegurando uma posição entre o tecido-alvo e a fonte de radiação. Em seguida, o radio-oncologista confirma o posicionamento e aplica a dose terapêutica de radiação prescrita.


O novo método ajuda a evitar exposição desnecessária à radiação e limita o tratamento ao local exato onde o tumor primário estava presente. Desta forma, com apenas uma sessão de radioterapia intraoperatória, é possível obter o resultado de aproximadamente 28 sessões de radioterapia convencional. Com duração de cerca de 30 minutos, a técnica também pode ser prescrita como dose de reforço durante a cirurgia de remoção do tumor, antes do início da radioterapia externa, otimizando o resultado e diminuindo a necessidade de sessões. Além de poupar visitas ao hospital, a dose única evitaria um dano potencial a órgãos como coração, pulmão e esôfago – um risco que o paciente corre durante a radioterapia, principalmente quando do lado esquerdo.


O INTRABEAM é uma oportunidade de tratamento radioterápico eficiente e no momento da cirurgia, em dose única, sem grandes alterações no processo cirúrgico tradicional, diminuindo o tempo de tratamento de radioterapia das mulheres com câncer de mama e ainda contribuindo para o atendimento das pacientes que aguardam nas listas de espera para tratamento.


A radioterapia convencional é uma forma comum de tratamento do câncer, que consiste no uso das radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Segundo Dr. Rodrigo de Morais Hanriot, radioterapeuta do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, embora as células normais também possam ser danificadas pela radioterapia tradicional, geralmente podem ser reparadas, o que não acontece com as células tumorais. “É importante lembrar que o benefício da radioterapia compensa o risco da radiação. Os avanços tecnológicos na Medicina ajudam a tratar a doença com o menor efeito colateral possível. Porém, com o INTRABEAM, a radiação é direcionada apenas para o tecido-alvo e o tecido saudável é preservado”, afirma o especialista.


O INTRABEAM usa raios-x de baixa energia e por ser feito no mesmo local da cirurgia, pode gerar menores danos ao tecido saudável, eliminar ou reduzir os possíveis efeitos colaterais associados ao método convencional como vermelhidão, sensibilidade ou alteração na cor da pele, fadiga, fibrose do tecido ou atraso na cicatrização de feridas; melhorar o resultado estético e ainda permitir a substituição do tempo da radioterapia usual ajudando as pacientes a voltarem à rotina com mais rapidez. “A radioterapia intraoperatória proporciona diversos benefícios para os pacientes, como redução do número de sessões e de exposição à radiação, minimizando possíveis efeitos colaterais”, finaliza Dr. Hanriot.


No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que em 2014 serão diagnosticados aproximadamente 576 mil novos casos de câncer. Os tipos mais incidentes serão os cânceres de pele não melanoma, próstata, pulmão, colorretal e estômago para o sexo masculino; e os cânceres de pele não melanoma, mama, colorretal, colo do útero, e de pulmão para o sexo feminino. Diante deste cenário, a irradiação intraoperatória com INTRABEAM é uma oportunidade de tratamento eficiente e no momento da cirurgia, sem grandes alterações no processo cirúrgico tradicional, diminuindo o tempo de tratamento das mulheres e ainda contribuindo para o atendimento das pacientes que aguardam nas listas de espera para tratamento.


A aquisição do INTRABEAM faz parte do investimento em inovações cirúrgicas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, reforçando a excelência da Instituição na área de Oncologia. O Hospital tem como estratégia implementar centros de referência nas especialidades-foco, com o objetivo de garantir o melhor desfecho possível para os pacientes. Os Centros de Especialidades Médicas serão o foco da aplicação dos recursos nos próximos anos, consolidando o Hospital Alemão Oswaldo Cruz como referência nas áreas de Cardiologia, Oncologia, Neurologia, Doenças Digestivas e Ortopedia/Traumatologia. Em 2013, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz investiu aproximadamente de 44 milhões em estrutura, manutenção, centros de referência, Corpo Clínico, entre outros. Apenas nos últimos quatro anos, foram investidos mais de R$ 350 milhões em infraestrutura e tecnologia de ponta.


A ampliação do Centro Cirúrgico e a aquisição do INTRABEAM fazem parte do planejamento do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para este ano, que, além do novo Centro Cirúrgico com salas equipadas com tecnologia de ponta para a realização de procedimentos de alta complexidade, acrescentou mais 10 leitos em sua UTI, disponibilizando um total de 44 leitos de Terapia Intensiva aos pacientes.

Divulgação
Divulgação