O micro-ônibus, apelidado de Olli, possui capacidade de transportar até 12 pessoas e se move com uma velocidade de até 20 quilômetros por hora. Entretanto, essas não são suas características mais importantes: ele se desloca sem a condução de um ser humano.
Sistemas de radar e scanners a laser, totalizando 30 sensores, possuem a função de garantir que o veículo do fabricante norte-americano Local Motors contorne obstáculos e consiga frear na hora certa. O projeto está sendo patrocinado pela empresa de transporte Deutsche Bahn, e prevê a construção de 50 modelos em 2017.
Quando o Olli for oficialmente implementado nas ruas, os passageiros vão poder chamá-lo através de um aplicativo e se comunicar com ele por meio de um chat, conversar sobre o clima, obter dicas de boas cafeterias na área ou receber informações sobre as melhores conexões do transporte público de Berlim.
Durante a fase de testes, o veículo está aprendendo a identificar obstáculos na via, como pedestres e ciclistas, e coletando informações sobre rotas e marcações de rua.
Enquanto a tecnologia possa parecer algo vindo de um filme de ficção científica, carros sem condutores já são uma realidade na Alemanha e em muitos outros países, o que não significa que já esteja numa fase de evolução madura. É provável que o ônibus não tenha uma transição suave no país, porque a lei alemã declara que um automóvel deve possuir um ser humano no volante o tempo todo que possa tomar o controle do veículo em casos de emergência.
Foto: picture aliance / Maurizio Gamb