De acordo com informações da Osram, uma equipe de pesquisa da empresa alemã do ramo de iluminação conseguiu construir a lâmpada de LED mais eficiente do mundo. A lâmpada de formato tubular consome apenas metade da energia de uma fluorescente e das lâmpadas de LED comuns, e também alcança uma reprodução de cor significativamente superior.
“Esse sucesso de pesquisa representa mais uma inovação em LEDs e está baseado, particularmente, em nossa posição estratégica como especialistas em iluminação integrada”, afirma Peter Laier, diretor de Tecnologia e membro do Conselho mundial da Osram responsável pelo negócio geral de iluminação da companhia.
A lâmpada, segundo a fabricante, atinge um nível de eficiência quase sem precedentes de 215 lumens/watt, e, dessa forma, gera a mesma quantidade de luz (lumens) que as lâmpadas fluorescentes ou de LED comuns consumindo somente a metade da energia (watts). Ao contrário dos modelos de pesquisa construídos até agora, a lâmpada desenvolvida pela Osram mede 1,20 metros, o mesmo tamanho das fluorescentes tradicionais. O pico de eficiência é atingido tanto com luz quente quanto com luz fria.
As novas formas de tecnologia utilizadas na pesquisa serão gradualmente integradas no desenvolvimento de produtos da Osram, e a companhia espera que lâmpadas com essas tecnologias sejam produzidas a partir de 2015.