Evonik adota centro de competência permanente para P&D colaborativa

Forschung an neuen Lösungen: Im Projekthaus Medical Devices in Birmingham (Alabama, USA) entwickelt Evonik verbesserte Materialien für die Medizintechnik. Hier ein Mitarbeiter beim Befüllen eines Extruders mit Polymergranulat.

As novas expectativas de vida, levam as pessoas a querer se manter saudáveis e ativas mesmo em idade avançada. Consequentemente a demanda por dispositivos médicos aumenta de acordo.  Os polímeros especiais como o RESOMER® e o VESTAKEEP® da Evonik, já representam papel importante como materiais de implante. 

Para atender esse atraente mercado de maneira ainda mais eficiente, durante os últimos quatro anos a Evonik reuniu uma vasta competência no segmento de cirurgias ortopédicas na Medical Devices Project House – nos Estados Unidos, maior mercado individual para dispositivos médicos. A project house em Birmingham (Alabama), cujo tempo de funcionamento era limitado, torna-se um centro de competência permanente a partir de 1º de abril de 2018.  

“Queremos posicionar a Evonik como líder no fornecimento de materiais e parceiro de desenvolvimento quando se trata de soluções em dispositivos médicos amigáveis para o paciente”, diz Harald Schwager, vice-presidente da Diretoria Executiva da Evonik e responsável por questões de inovação no Grupo. “A project house aumentou muito os nossos conhecimentos nessa área”.

Desde 2014, mais de 20 cientistas altamente qualificados trabalham em Birmingham para melhorar os materiais e as tecnologias de aplicação já existentes. Além de tecnologias estabelecidas, como a extrusão de precisão e a moldagem por injeção, a project house lança mão de avançadas tecnologias de processamento, como a impressão 3D e a eletrofiação (electrospinning) para avaliar rapidamente as propriedades de um material e criar protótipos. 

A Evonik vai integrar as atividades da project house, que até agora faziam parte de sua unidade de inovação estratégica, a Creavis, em um centro de competência operado pela linha de negócios Health Care. 

“O know-how e as competências desenvolvidas durante os últimos quatro anos farão com que sejamos um fornecedor de ponta em biomateriais e soluções inovadoras em tecnologia de aplicação, oferecendo melhor suporte aos nossos clientes de dispositivos médicos em suas jornadas de inovação”, diz Jean-Luc Herbeaux, vice-presidente sênior e responsável pela linha de negócios Health Care na Evonik.

O centro de competência complementa os demais laboratórios de aplicação estabelecidos em Xangai (China) e Darmstadt (Alemanha), que dão suporte a projetos de clientes em todos os mercados internacionais importantes. O equipamento técnico permite a fabricação e a realização de testes com protótipos feitos nesses novos materiais – não só em processos de extrusão e moldagem por injeção, mas também na impressão 3D.

Herbeaux acredita que a impressão 3D é um desenvolvimento futuro óbvio no setor de dispositivos médicos: “Queremos apoiar a indústria em sua demanda por polímeros para impressão de grau médico para que os pacientes com lesões cranianas ou faciais, por exemplo, possam receber implantes customizados”, conta ele.  “No momento, os cirurgiões só podem escolher opções de uma seleção de tamanhos padrão”. 

A Health Care Business Line é líder no fornecimento de polímeros biodegradáveis baseados no ácido polilático-glicólico e comercializados sob a marca RESOMER®. Os fabricantes de dispositivos médicos usam o material para produzir itens como roscas, parafusos e pequenas placas para o tratamento de fraturas ósseas e rupturas de tendões, mas também em stents biodegradáveis. O corpo absorve os implantes após um tempo específico, ou seja, não é necessária nenhuma cirurgia adicional para retirá-los. Os stents reduzem os riscos de oclusões vasculares recorrentes. 

A linha de negócios High Performance Polymers será a segunda maior patrocinadora do centro de competência no Grupo Evonik.  A poliéter-éter-cetona VESTAKEEP® é usada em implantes na coluna, boca, queixo e cabeça, concebidos para permanecer no corpo e substituir implantes metálicos. 

Foto: Divulgação Evonik