Pesquisa de microssistemas ópticos receberá € 5,8 mi

Microssistemas ópticos – poucos os conhecem, mas eles estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Sob o seu comando está o abre-e-fecha automático das portas de aeroportos, supermercados e shoppings centers. As lâmpadas LED (light emission diodes) são outro exemplo dessa tecnologia que está se transformando em um componente chave para setores como medicina, informática e energia.


Com o objetivo de fomentar pesquisas para o seu desenvolvimento, o Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha destinou uma verba adicional de € 5,8 milhões para o centro de Competência de Microssistemas ópticos integrado pela Universidade Friedrich-Schiller de Jena, Universidade Tecnológica de Ilmenau e pelo Instituto de Pesquisa para Microssensores e Energia Fotovoltaica de Erfurt – CiS (Forschungsinstitut für Mikrosensorik und Photovoltaik GmbH). A verba deverá ser utilizada no período de 1º de janeiro de 2011 até 30 de setembro de 2013.


“O aporte adicional servirá para não interrompermos os trabalhos desenvolvidos durante a fase piloto do projeto, que se estendeu de 2008 a 2010”, declarou o Prof. Dr. Andreas Tünnermann da Universidade Friedrich-Schiller. “O foco de nossas pesquisas está no desenvolvimento de implantes para a correção de problemas de visão”, complementa o catedrático que também é diretor do Instituto para Física Aplicada (IAP) e do Instituto Fraunhofer para Óptica Aplicada e Mecânica (IOF).


Nos últimos dois anos, os trabalhos dos três parceiros do Centro de Competência de Microssistemas Ópticos priorizaram a formação de uma rede para fomentar a pesquisa de base e o desenvolvimento de plataformas de tecnologia. Isso incluiu disponibilizar resultados de pesquisas para aplicações práticas na indústria, além de iniciativas para a formação de pesquisadores para o setor de tecnologia de microssistemas.


 

SXC
SXC