Tendo a TRUMPF como a sua fundadora, a empresa AXOOM constrói soluções de TI para otimizar os processos de produção. A nova plataforma de negócios digitais operada pela empresa utiliza módulos customizados ao longo da cadeia de valor para ajudar a otimizar o caminho rumo à Indústria 4.0.
“Com a AXOOM estamos pensando ‘fora da caixinha’ e oferecendo uma plataforma de negócios nova, digital e aberta, que cobre toda a cadeia de produção, independentemente do fabricante envolvido. Máquinas e sistemas de uma variedade de fornecedores poderão trabalhar em conjunto de forma inteligente – este é o futuro”, explica Mathias Kammüller, vice-presidente executivo da TRUMPF GmbH + Co. KG e chefe da Divisão de Máquinas-Ferramenta da empresa. A nova plataforma dá suporte aos usuários de forma contínua – desde o fornecedor até o cliente final.
A TRUMPF criou a AXOOM como uma empresa independente e inteiramente nova. “Estamos apoiando com todo o nosso know-how de fabricante de máquinas-ferramenta. Nosso objetivo comum não é só alcançar maior produtividade e rentabilidade para nossos clientes diretos, mas também várias outras empresas de produção”, explica Kammüller.
Os interessados em conhecer a plataforma podem se pré-registrar por meio do link www.axoom.com. Durante essa fase, os usuários serão capazes de experimentar os primeiros módulos, gratuitamente. O primeiro módulo integrado para conhecimento inclui ordem e gestão de recursos, logística, planejamento de produção e chão de fábrica, bem como elaboração de relatórios.
O módulo de gerenciamento de pedidos diminui o uso de papel. Cada consulta é documentada digitalmente. Os dados são, em seguida, transferidos de forma eficiente para uma listagem de controle: materiais necessários, número de itens, endereço de entrega e desenho da peça. Independentemente de saber se os pedidos dos clientes vieram diretamente da loja on-line ou foram enviados por e-mail.
O módulo de gestão de recursos administra todos os recursos, de forma contínua e eficiente. Ele permite entregas e compras em apenas um toque. Para tanto, a AXOOM informa automaticamente quando os materiais necessários para o pedido estão escassos e precisam ser reordenados. Com um único clique, o responsável aprova a compra e solicita o material do fornecedor – diretamente e sem a necessidade de mudar os sistemas.
Um exemplo é o fornecedor de aço Klöckner&Co, cujo produto oferecido é incorporado ao software. No módulo de logística, os pedidos finalizados são automaticamente preparados para a entrega. Para garantir a eficiência de custos, a empresa de TI compara os preços de várias companhias de logística e imprime as etiquetas de transporte. Se solicitado, a plataforma pode fornecer dados de pedidos e envio para provas.
A base para o módulo de planejamento da produção e do chão de fábrica é um algoritmo dinâmico que responde instantaneamente em casos que seja necessário apressar os pedidos ou em panes na produção e, proativamente, recomenda soluções. Assim que o gerente de produção assina a entrada do pedido, o sistema gera sugestões ideais para programação da produção. As tarefas complexas de provisionamento de materiais, programação de máquinas e pessoal – juntamente com a determinação da sequência de etapas de processamento – são otimizadas de forma independente pelo AXOOM, que atua, assim, como um consultor de fabricação. Mas o operador sempre tem a opção de intervir.
A função “chão de fábrica” funciona como um elemento central de navegação para a plataforma, e oferece acompanhamento e uma visão completa de produção. A seção de relatórios fornece uma visão transparente de todos os processos. As figuras-chaves nas máquinas e do próprio negócio estão sempre atualizadas e disponíveis em todos os momentos, e eventuais notificações de aviso são rapidamente visíveis.
Para mais informações, acesse: www.axoom.com.