Prêmio Engenharia Mecânica Alemão


Recentemente aconteceu a entrega do Prêmio de Engenharia Mecânica na 8ª Cúpula de Engenharia Mecânica Alemã de 2015, em Berlim. Os agraciados foram Gerhard Sturm, que criou uma corporação global por meio do desenvolvimento de ventiladores superiores, e Manfred Wittenstein, que se tornou líder do mercado mundial por meio do desenvolvimento de engrenagens planetárias altamente especializadas.


“Com esta premiação parabenizamos esses dois representantes de destaque da nossa indústria. Durante décadas, estes dois homens se distinguiram com inovações, demonstraram liderança e têm servido como modelos para seus empregados. Gerhard Sturm e Dr. Manfred Wittenstein merecem completamente este prêmio”, disse Thilo Brodtmann, CEO da VDMA (Federação Alemã de Engenharia), que hospedou a Cúpula de Engenharia Mecânica em conjunto com o jornal de comércio “Produktion”.


O Prêmio Engenharia Mecânica Alemão é atribuído por um painel independente de especialistas e pelo “Produktion”. De acordo com o painel, ambos premiados esculpiram e expandiram constantemente uma posição de destaque no mercado e em seus setores com décadas de inovação e espírito empreendedor. Dr. Thomas Bauernhansl, chefe do Instituto Fraunhofer para Engenharia de Manufatura e Automação e porta-voz do painel, elogiou Gerhard Sturm, o fundador e atual Presidente do Conselho Consultivo do Grupo ebm-papst, explicando que a sustentabilidade tem sido especialmente importante no desenvolvimento de novos produtos. “Para Gerhard Sturm e para os funcionários da ebm-papst, a sustentabilidade ambiental não se refere apenas à economia de energia e reciclagem, mas a todo um contexto global”, explicou Bauernhansl.


Wittenstein influenciou a produção inteligente
Em 1979, o engenheiro industrial Manfred Wittenstein, hoje com 73 anos, assumiu as rédeas da fábrica de seu pai, onde máquinas de costura para luvas ainda estavam sendo fabricadas. Pouco tempo depois, a invenção de uma engrenagem planetária inovadora serviu de base para o seu sucesso e estimulou o crescimento elevado da empresa. Wittenstein tornou-se um fornecedor de sistema de servo-acionamentos eletromecânicos, que são usados em qualquer lugar que requer um acionamento extremamente preciso e controle: em robôs, máquinas de embalagem e impressão, engenharia médica, tecnologia aérea e espacial, e também na Fórmula 1. Hoje, a empresa com sede em Igersheim é líder de mercado internacional em engrenagens planetárias e, com 1.900 funcionários, gera um faturamento de aproximadamente 275 milhões de euros (ano fiscal de 2014/15).


“O Dr. Manfred Wittenstein é um dos principais engenheiros e empresários do nosso tempo, com a coragem de olhar para frente e inovar”, explica Hartmut Rauen, vice-presidente da VDMA. “Seu compromisso com a tecnologia de engenharia eficiente, inovação e produção inteligente é exemplar.” De 2007 a 2010, Dr. Manfred Wittenstein foi presidente da VDMA, e sua empresa foi uma das primeiras fabricantes de máquinas a iniciar a mudança para a produção digitalizada (Indústria 4.0). Em 2012, ele representou a Alemanha na Academia de Empreendedor do Ano, e em 2015, sua empresa foi premiada com o renomado Prêmio Hermes na Feira de Hannover. Hoje em dia, o Dr. Manfred Wittenstein continua envolvido no destino de sua empresa familiar como Presidente do Conselho Fiscal.


Da indústria mecânica à líder de uma corporação global
O sucesso profissional de Gerhard Sturm, agora com 80 anos, começou no coração da produção – com um estágio como mecânico industrial e subsequentemente com o exame para o certificado de operador em sua cidade natal de Künzelsau. Em 1963, juntamente com Heinz Ziehl, ele fundou a empresa Elektrobau Mulfingen, que representa o núcleo do Grupo ebm-papst atual. Gerhard Sturm é um pioneiro no campo de ventiladores e motores elétricos, e em cinco décadas construiu uma corporação internacional com vendas de 1,5 milhões de euros e 11.500 funcionários a partir de uma pequena empresa de 35 funcionários. Os produtos ebm-papst são utilizados em toda a indústria, da tecnologia da Refrigeração e do Ar condicionado, aos eletrodomésticos e equipamentos de TI, automóveis e veículos comerciais.


O Grupo ebm-papst valoriza especialmente a produção sustentável e a alta eficiência de seus produtos em uso pelos clientes. Em 2013, a empresa foi reconhecida com o Prêmio Nacional de Sustentabilidade Alemão. “A mais verde, preservadora de recursos, sustentável e ainda de alta performance mundial, e o


amanhã dificilmente pode ser imaginado sem os produtos ebm-papst”, afirmou o ex-presidente da Alemanha, Horst Köhler no ano passado, elogiando a empresa. Gerhard Sturm também alcançou o sucesso como um inventor, e em 2008 foi premiado com a Medalha de Ouro Rudolf Diesel. Desde 2007, o fundador da ebmpapst ocupa o cargo de Presidente do Conselho Consultivo da sua empresa.


 


 

Divulgação
Divulgação