Principado de Mônaco e Bosch juntos pela conectividade

Desde a segunda quinzena de novembro, o Principado de Mônaco está utilizando as tecnologias da Bosch para conectividade digital. Este é o primeiro passo da implementação de um acordo de cooperação assinado em julho 2012 entre o principado e o Grupo Bosch, com o objetivo de implementar o conceito de cidade conectada.

De acordo com a Bosch, primeiramente, a iniciativa irá se concentrar na mobilidade. Ações com o foco na infraestrutura da cidade e serviços públicos – como rede de ônibus, gerenciamento de estacionamentos rotativos, coleta de lixo reciclável e também de resíduos, além de informações sobre as rodovias – estarão conectados virtualmente, oferecendo aos moradores informações em tempo real.

Essas ações, segundo a empresa alemã, irão viabilizar a interação entre os habitantes e visitantes com o governo do Principado de forma direta e sem burocracias, e a comunicação entre os vários provedores de serviços também será melhorada. Se os elevadores ou escadas rolantes da cidade montanhosa não estiverem funcionando corretamente, os cidadãos poderão buscar imediatamente soluções alternativas ou solicitar uma assistência, caso haja a necessidade de manutenção – exemplifica a companhia.

“As tecnologias e soluções da Bosch permitirão que Mônaco se torne uma cidade líder em conectividade. Como resultado, o Principado é um dos pioneiros no uso inovador do potencial tecnológico da internet das coisas e serviços”, enfatiza Volkmar Denner, presidente mundial do Grupo Bosch. O Principado de Mônaco e a Bosch também planejam trabalhar juntos em soluções para a redução do consumo de energia e, desta forma, contribuir para a sustentabilidade.

CCommons/flickr/iz4aks
CCommons/flickr/iz4aks