Robô facilita a diversidade de versões em produção da Audi

Human-robot cooperation in the assembly of Audi-A4/A5 models: “Adhesive application with robot assistance,” abbreviated from the German as KLARA, provides support to the employees with the installation of large CFRP roofs in the new Audi RS 5 Coupe (fuel consumption combined in l/100 km: 8.7; CO2 emissions combined in g/km: 197). Due to the integrated sensors, KLARA does not require a protective fence between man and machine. The robot recognizes when a machine is touched by a human and automatically stops if there is any danger. KLARA also indicates any disturbance with its illuminated ring, which then lights up red, thus helping to keep the working space safe.

Um novo colega robô integra a linha de montagem dos modelos A4 e A5: pessoas e robô agora trabalham lado a lado sem cercas de proteção. Com essa cooperação humano-robô (HRC), a fábrica inteligente se aproxima da realidade na planta da Audi em Ingolstadt, na Alemanha.

“Aplicação adesiva com assistência robótica”, cuja abreviatura em alemão se denomina KLARA, oferece apoio na instalação de tetos feitos de polímeros reforçados com fibra de carbono (CRFP) no novo RS 5 Coupé. Então, pela primeira vez, a Audi usa um robô HRC em sua principal fábrica para aplicação adesiva na montagem final. Robôs semelhantes já estão integrados na produção de carrocerias em Ingolstadt e Bruxelas, bem como na montagem de motores em Gyor.

Como primeiro passo, um funcionário coloca o teto de polímeros reforçados com fibra de carbono em uma mesa rotativa e o inclina. A aplicação do adesivo é acionada ao apertar e pressionar um botão. Um anel iluminado indica quando KLARA termina de aplicar precisamente o adesivo em uma extensão de mais de cinco metros. O robô então sinaliza que o teto está pronto para a instalação. O funcionário o retira com a ajuda de um dispositivo de manuseio e o instala no carro. O teto de CRFP é um equipamento opcional no novo RS 5 Coupé e é significativamente maior que outros tipos, portanto uma pessoa não seria capaz de aplicar o adesivo de forma tão confiável e precisa quanto KLARA.

Diferentemente de robôs convencionais, KLARA não necessita de uma cerca de proteção, o que significa que os espaços de trabalho de máquina e humanos se unificam. Isso economiza um espaço considerável na linha de montagem e permite que a HRC seja integrada na linha de produção. Com uma cooperação humano-robô como essa, a segurança do funcionário é prioridade para a Audi. O empregado fica no controle, inicia a aplicação do adesivo e pode encerrar o processo a qualquer momento. Sensores no braço do robô reconhecem quando um humano é tocado e automaticamente para qualquer movimento em caso de perigo. KLARA também indica algum perigo com o anel iluminado: ele acende na cor vermelha se há algum problema.

Todos os componentes do equipamento são pré-montados em uma placa de base. Isso permite que o robô seja instalado e colocado em operação em um tempo curto. A integração ocorreu sem qualquer interferência na linha de montagem existente. Uma solução alternativa para a aplicação do adesivo aos novos tetos só seria possível com muito mais esforço e despesas.

Foto: Divulgação Audi