SAP anuncia datacenter no Brasil


A SAP anuncia que vai investir R$ 19 milhões em um datacenter no Brasil para processar dados de clientes brasileiros que utilizam soluções em nuvem, incluindo SuccessFactors, solução para gestão de Recursos Humanos.


A computação em nuvem é uma prioridade na estratégia global de negócios da SAP. Mais de 73 mil empresas em todo o mundo e mais de 36 milhões de pessoas usam soluções da SAP que rodam em nuvem. Este ano, a empresa anunciou novos datacenters em Sydney, na Austrália, e em Tóquio e Osaka, no Japão, promovendo uma sólida transição do modelo de venda de licenças para a abordagem de serviços na nuvem. Além disso, como parte da estratégia global, a empresa tem planos para ter centros de dados em Toronto, no Canadá, e outros dois na China, em Xangai e Guangzhou.


“Decidimos investir em um datacenter porque entendemos que a computação em nuvem pode ajudar as empresas a acelerar os processos de inovação e simplificar a gestão dos negócios. A proposta da SAP é oferecer os recursos necessários para que os clientes no Brasil possam ter os dados corporativos disponíveis em tempo real e em qualquer lugar”, afirma Cristina Palmaka, presidente da companhia no País.


A consultoria Frost & Sullivan estima que a receita do mercado de computação em nuvem movimentará U$ 1,1 bilhão no Brasil até 2017. “A SAP Brasil registrou um forte crescimento, de três dígitos, no último trimestre com a venda de aplicações empresariais em nuvem. Diante desse cenário, a iniciativa é estratégica para nosso negócio e para o mercado, já que permitirá aos clientes conduzirem seus empreendimentos de forma mais eficiente”, comenta Palmaka.


O datacenter da SAP no Brasil tem previsão para iniciar as operações no primeiro trimestre de 2015. Ficará localizado em São Paulo, nas instalações de uma empresa parceira da empresa alemã. Seguindo rigorosamente as diretrizes globais de segurança da companhia, o centro de dados cumprirá os mais rígidos requisitos de conformidade de dados e padrões de acessibilidade e segurança em sua categoria. 

CC/ Flickr/ schochie
CC/ Flickr/ schochie