SAP apresenta nova versão do SAP HANA


O SAP Forum edição 2015 é o palco para a apresentação, em detalhes, do SAP S/4 HANA, nova geração do conjunto de soluções para gestão de negócios da companhia, o SAP Business Suite. O evento acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e termina nesta quarta-feira (18).


Anunciado em fevereiro deste ano, o SAP S/4HANA foi totalmente desenvolvido sobre a plataforma de computação em memória SAP HANA e com base nos mais modernos princípios de design para proporcionar uma avançada experiência de usuários em dispositivos móveis. A ferramenta está disponível em modelos para implantação em nuvem, licenças ou em formato híbrido.


“Com o SAP S/4 HANA, a empresa está redefinindo o conceito de sistemas de gestão empresarial. A empresa do futuro já está acessível aos clientes da SAP por meio da quarta geração de sua solução”, afirma Alberto Oppenheimer, chefe de operações da SAP Brasil. “Com o software reinventado para a era digital, as companhias terão uma gestão simplificada, com informações cruciais para a tomada de decisão disponíveis instantaneamente a partir de qualquer dispositivo, isso graças a um ambiente analítico e transacional da aplicação que permite que qualquer informação seja acessada no mais alto nível de detalhe desejado”.


Ao implementar o conjunto de soluções S/4HANA, as empresas obtém benefícios que antes não eram possíveis com sistemas tradicionais. “A redução do tempo de reconciliação e apontamentos é de até 70% no fechamento contábil. E a otimização do fluxo de caixa da Tesouraria é de até 3%”, acrescenta Oppenheimer.


Com os mais recentes recursos de processamento e análise de dados em tempo real do SAP HANA, o SAP S/4HANA amplia o valor da simplicidade para todas as áreas de negócios das organizações e setores de mercado com uma configuração que privilegia uma fácil usabilidade da aplicação por colaboradores e ainda leva em consideração o acesso por dispositivos moveis. Além disso, proporciona uma visão instantânea de alta granularidade de processos empresariais em tempo real.


O SAP S/4HANA tem por objetivo levar inovação aos negócios com simplicidade, conectando pessoas, dispositivos e redes de negócios em tempo real para apoiar o desenvolvimento de novos modelos de negócios. Também vai ajudar a acelerar a Internet das Coisas e Big Data (análise de enormes volumes de dados). A solução SAP Simple Finance, anunciada em junho de 2014 e que ajuda clientes a transformar as finanças com uma visão instantânea, marca o primeiro passo no roteiro SAP S/4HANA.


O SAP S/4HANA também vai expandir o portfólio de aplicações em nuvem da SAP, incluindo as soluções das empresas Ariba, SAP Fieldglass e SuccessFactors. Essa oferta abrangente ajudará os clientes a definir seu próprio ritmo de transição para a nuvem com base em suas demandas, mantendo todos os benefícios de integração e negócios das soluções da SAP existentes.


A SAP tem um ecossistema de parceiros que está pronto para revender e prestar serviços para os clientes ao longo da jornada para tornar os negócios mais simples com SAP S/4HANA. Os parceiros e a própria SAP oferecerão pacotes predefinidos de migração e implantação capazes de gerar valor rapidamente. Tanto que a solução já conta com dois clientes no Brasil.


A Ceitec, empresa pública vinculada ao Ministério das Ciências e Tecnologia e que atua no segmento de semicondutores, foi o primeiro cliente no Brasil e o primeiro do setor público em nível mundial do SAP S/4Hana. A First Decision, parceira SAP com forte presença no setor público, venceu um pregão eletrônico no final de janeiro para reativar as licenças do SAP Business All In One adquiridas pelo Ceitec em 2009. Conforme as cláusulas do edital, o fornecedor deve entregar a última versão do software, no caso, o S/4.


O segundo a implementar o SAP S/4Hana foi o IRB (Instituto de Resseguros do Brasil). A aquisição da solução faz parte de um grande investimento que a instituição vem fazendo em tecnologia para back-office e front-office (Core Resseguro e Tesouraria do Resseguro), grande parte baseada em SAP. A aquisição foi concluída em fevereiro, com planos de go-live em nível gerencial e conclusão de Business Intelligence ainda este ano. Para 2016, o IRB deve integrar o SAP HANA com suas operações. Todos estes investimentos fazem parte do plano de IPO da instituição, previsto para 2018.

CC/ Flickr miniyo 73
CC/ Flickr miniyo 73