SAP colabora com a proteção do planeta


Em um esforço para melhorar a qualidade de vida das pessoas, a SAP anuncia iniciativas para melhor compreensão sobre a diversidade do planeta e elevar os níveis de segurança alimentar, utilizando a análise de grandes volumes de dados disponíveis (Big Data).


O trabalho pretende usar a plataforma de processamento de dados em tempo real SAP HANA para coletar e analisar dados que auxiliem a identificação e o estudo de espécies de forma colaborativa (crowdsourcing), bem como para localizar fraudes na cadeia global de oferta de alimentos.


Segundo a empresa alemã, o projeto International Barcode of Life (iBOL) tem o objetivo de gerar um maior entendimento sobre a diversidade do planeta, envolvendo um consórcio de instituições para a criação de um banco de dados contendo códigos de barra de DNA para todas as espécies do planeta. O programa SAP University Alliances pretende ajudar a análise de dados coletados por meio de iniciativas de crowdsourcing, usando o aplicativo LifeScanner. Os dados com códigos de barra de DNA ficarão disponíveis para pesquisadores e estudantes. A rede global do programa SAP University Alliances reúne mais de 1.500 universidades em mais de 80 países.


Segundo Irfan Khan, vice-presidente sênior e gerente geral de Tecnologia & Banco de Dados da SAP, as iniciativas de Big Data dão a oportunidade para uma melhor compreensão sobre a diversidade de vida ao redor do mundo. Volumes e fontes de dados continuam crescendo rapidamente, e usar essas informações de forma inteligente pode ajudar a impedir a extinção de espécies, promover novas descobertas na área de ciências da vida e melhorar o padrão de saúde em nosso planeta. “A plataforma SAP HANA ajuda organizações a processar melhor grandes volumes de dados para poder ter, analisar e tomar decisão com base em informações em tempo real”, afirma o executivo.


Identificação de fraudes na indústria de alimentos


Uma nova pesquisa do Instituto da Biodiversidade de Ontário, do Canadá, mostra que a contaminação e a rotulagem inadequada de alimentos são prevalentes entre ervas e especiarias bem como em certas categorias de peixes e frutos do mar. De acordo com os primeiros resultados do projeto de pesquisa, foi identificada adulteração em um terço das ervas e especiarias analisadas. Isso incluiu produtos falsos, contaminação e presença de outras substâncias não listadas no rótulo.


Para ajudar a enfrentar esse desafio e localizar fraudes na cadeia de abastecimento, a SAP e a Tru-ID, empresa que é membro do SAP Startup Focus, programa que fomenta o uso de tecnologias de Big Data entre startups, estão explorando soluções para aumentar a visibilidade sobre a autenticidade dos alimentos em toda a cadeia de abastecimento, utilizando a plataforma SAP HANA.


A integração de testes de verificação com base no DNA e de certificação da autenticidade de produtos vai ajudar as empresas a identificar a origem da adulteração entre seus fornecedores. Os clientes poderão resolver eventuais problemas decorrentes da baixa qualidade de alimentos entregues por certos fornecedores. Serão capazes de iniciar, por exemplo, o recolhimento do produto, se forem detectadas contaminação ou itens falsos, além de identificar exposição a riscos por fornecedor e produto.

Divulgação SAP
Divulgação SAP