A Scania, fabricante de veículos pesados do Grupo Volkswagen, e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) assinaram convênio de cooperação tecnológica para desenvolver um laboratório que permitirá compreender melhor características dos motores a diesel.
Realizado por meio da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), o projeto tem como objetivo gerar conhecimento científico que poderá contribuir para a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera.
“O projeto será desenvolvido com o apoio de equipamentos de escaneamento a laser de última geração. Essas ferramentas gerarão modelos tridimensionais que, por sua vez, irão viabilizar a comparação das simulações virtuais com os resultados de laboratório”, afirma Jairo de Lima Souza, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Trem-de-Força da Scania Latin America.
O projeto também contempla o desenvolvimento de um software para previsão e controle do comportamento do fluxo de ar no motor, que impacta diretamente nas emissões de poluentes liberados pelos motores a diesel. A ferramenta poderá ser futuramente utilizada no processo de manufatura de cabeçotes de motores, o que certamente aprimorará o controle de qualidade dos componentes produzidos na Scania.
Com quatro anos de duração, o projeto prevê a instalação de um laboratório da Scania no Parque Tecnológico de Sorocaba, em São Paulo (SP), para a realização de ensaios com o equipamento a ser desenvolvido.
“Os resultados devem subsidiar as pesquisas que explicarão os fenômenos que influenciam a liberação de gases poluentes pelos motores a diesel. Trata-se de um projeto integrado que envolverá uma equipe multidisciplinar, formada inicialmente por especialistas em motores a diesel, projeto de máquinas e automação”, esclarece Marcelo Massarani, coordenador do projeto e professor do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP.