Schavan se reúne com Mercadante em Hannover

Um encontro entre Aloízio Mercadante, Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, e Annette Schavan, Ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, marcará o encerramento oficial do “Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Inovação e Tecnologia”, lançado há um ano.


No encontro durante Feira de Hannover, na próxima segunda-feira (4), os ministros farão um balanço da iniciativa, cuja meta foi combinar forças entre os dois países para impulsionar o desenvolvimento sustentável.


O evento promoveu o aprofundamento das relações acadêmicas, intercâmbios entre cientistas e estudantes, e o avanço nas pesquisas de ponta entre os dois países.


Focando principalmente em temas como tecnologias ambientais, engenharia médica, energia e eficiência energética, bio e nanotecnologias, o Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Inovação e Tecnologia realizou cerca de 100 eventos nos dois países e financiou, com mais de € 1 milhão do Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha, 60 projetos de boas práticas.


Balanço


A programação do ano comemorativo também discutiu, em nível governamental, a criação de um fundo bilateral de incentivo à pesquisa, disponibilizado pelo BMBF e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil.


Outros destaques do evento foram o roadshow da feira de ensino superior “Study & Research in Germany”, em setembro de 2010, e a exposição “Olho do Céu”, do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e seus parceiros.


Na turnê “Alemanha, seu parceiro em Pesquisa e Desenvolvimento”, 13 instituições alemãs apresentaram em quatro cidades brasileiras o seu know how em biotecnologia, pesquisas sobre o meio ambiente, sustentabilidade e produção de tecnologia.

Luiz Machado/ AHK
Luiz Machado/ AHK