SCHUNK transforma fábrica inteligente em realidade


A SCHUNK, líder competente em tecnologia de fixação e sistemas de garras, está empenhada nos novos caminhos para a indústria inteligente. Durante a Hannover Messe, a empresa apresentou evidências práticas que a produção com automação flexível pode ser implementada de acordo com as exigências da indústria 4.0.


Juntamente com vários parceiros, a SCHUNK transforma as visões da fábrica inteligente em realidade, apresentando uma célula de montagem. A característica mais evidente é o monitoramento das condições e do processo, bem como a comunicação, que estão diretamente ligados ao nível dos componentes. Os módulos inteligentes da SCHUNK estão fazendo a diferença na manipulação de objetos e permitem um fluxo consistente de informações desde o dedo da garra até  o sistema ERP.                 


A célula de montagem da indústria 4.0 foi projetada pela SCHUNK, pela especialista em software ORBIS, pela construtora Erhardt + Abt e pela equipe de engenharia plusdrei e SIM Automation, que impressionaram ao mostrar como unidades de Pick & Place, portais 3 eixos, robôs, e plataformas móveis autônomas cooperam durante a montagem, controle, embalagem e transporte, possibilitando e permitindo a produção inteligente.


A cada novo componente e conforme ordem de prioridade, a célula inventa uma nova coreografia programada. Cada etapa do processo individual é detalhadamente monitorada por sensores e é reportada para o sistema de manipulação ou mesmo para a unidade de controle da planta e do ERP. As unidades de montagem, componentes de manipulação e até mesmo a unidade de controle do sistema, fabricados pela SCHUNK, estão conectados uns aos outros por fieldbus ou ethernet, e constroem um sistema ciberfísico. As garras inteligentes, os braços robóticos leves, unidades de Pick & Place e guias lineares permitem um controle descentralizado ao nível do componente, produzindo um processo dinâmico e flexível. “A inteligência dos componentes de manipulação é um fator decisivo no caminho para a construção de uma fábrica inteligente”, disse Dr. Markus Klaiber, TCO da SCHUNK.

Divulgação SCHUNK
Divulgação SCHUNK