Um novo tipo de motor elétrico, desenvolvido por pesquisadores da Siemens, pesa apenas 50 quilos e gera uma potência contínua de aproximadamente 260 quilowatts – cinco vezes mais do que sistemas comparáveis. O primeiro voo de um avião elétrico categoria CS23 movido por este novo sistema, com uma relação de peso-potência recordista, aconteceu no dia 24 de junho de 2016.
O voo aconteceu no Aeroporto de Schwarze Heide, perto de Dinslaken, na Alemanha, onde – quase silenciosamente – acionou uma aeronave acrobática Extra 330LE. Esse avanço significa que aeronaves híbridas-elétricas com quatro ou mais assentos serão agora uma possibilidade.
“Este dia mudará a aviação”, disse Frank Anton, chefe de eAircraft na unidade de pesquisa central de Tecnologia Corporativa da Siemens. “Esta é a primeira vez que uma aeronave elétrica na classe de desempenho de um quarto de megawatt voou”. Com aproximadamente 1.000 quilos, a Extra 330LE serve como base de teste de voo para o sistema propulsor. A aeronave acrobática é particularmente adequada para levar seus componentes aos seus limites, testando-os e melhorando seu projeto. O Extra 330LE foi desenvolvido em cooperação com a Siemens, Extra Aircraft, MT-Propeller e Pipistrel (bateria).
“Até 2030, esperamos ver a aeronave inicial com até 100 passageiros e autonomia de cerca de 1.000 quilômetros”, explicou Anton. Propulsores elétricos são escaláveis, e a Siemens e Airbus usarão o motor recordista como base para desenvolvimento de aeronaves para rotas regionais movidas por sistemas de propulsão híbridos-elétricos. Além disso, a empresa contribui com essa tecnologia para o projeto de cooperação acordado entre Siemens e Airbus em abril de 2016 para desenvolvimento de voos com propulsão elétrica.
“O primeiro voo do nosso sistema de propulsão é um marco na história da eletrificação da aviação” disse o diretor de Tecnologia da Siemens, Siegfried Russwurm. “Para continuar essa jornada com sucesso, nós precisamos de ideias inovadoras e coragem para arriscar. É por isso que o desenvolvimento de sistemas de propulsão elétricos para aeronaves é também o primeiro projeto da nossa nova startup, a next47”. A Siemens considera os sistemas de propulsão híbridos-elétricos para aeronaves como uma futura área de negócios.
O Programa de Pesquisa Aeronáutica da Alemanha (LuFo) apoiou o desenvolvimento desse motor.
Foto: Divulgação Siemens