Sistema de elevador sem cabos MULTI da thyssenkrupp ganha prêmio

11O inovador sistema de elevador sem cabos MULTI da thyssenkrupp ganhou o Prêmio de Inovação de 2018 na primeira Conferência Anual Tall + Urban Innovation da CTBUH – Council on Tall Buildings and Urban Habitat, organização sem fins lucrativos que promove o intercâmbio sobre conhecimentos em edifícios altos em todo o mundo.

A cerimônia aconteceu nos dias 30 a 31 de maio, no Aqua Tower, em Chicago, EUA. O MULTI foi selecionado por um júri técnico especializado que levou em consideração qual tecnologia tem o maior impacto em edifícios altos, bem como nas pessoas que usam esses edifícios.

“Ser reconhecido pela maior autoridade do mundo em edifícios altos não é apenas uma grande honra, mas também reforça o poderoso impacto que a o MULTI está preparado para desempenhar, à medida que as demandas de urbanização continuam aumentando”, disse Andreas Schierenbeck, CEO da thyssenkrupp Elevator. “O MULTI é diferente de tudo que já vimos neste setor e serve como mais uma prova de que a thyssenkrupp Elevadores continua empenhada em desenvolver tecnologias revolucionárias que ajudarão a tornar a mobilidade urbana mais segura e eficiente”, complementa o CEO.

Além deste prêmio, a iniciativa “Land of Ideas” da Alemanha e o Deutsche Bank nomearam o MULTI como um dos 100 “Landmarks 2018” mais destacados do país. A iniciativa foi fundada pelo governo federal e pela indústria alemã, representada pela Bundesverband der Deutschen Industrie (BDI). Sob o lema anual “Conectando mundos – fortalecendo a coesão”, a iniciativa premia ideias excepcionais e inovações que contribuem para a formação de uma sociedade aberta. Com isso, busca dar visibilidade às inovações no país e no exterior e fortalecer o desempenho e a sustentabilidade da Alemanha, como uma localidade industrial.

“À medida que as cidades continuam crescendo e os edifícios estão cada vez mais altos, os planejadores urbanos e os arquitetos enfrentam desafios significativos para mover as pessoas até seus destinos com conforto e rapidez. O MULTI conecta diferentes ambientes e melhora a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas nas áreas urbanas”, disse o Professor Michael Cesarz, CEO do MULTI. “A nova tecnologia muda a maneira como as pessoas se movem, trabalham e moram nas cidades. Representa uma arquitetura inteligente e sustentável que torna as cidades os melhores lugares para se viver”, conclui.

No ano passado, o elevador MULTI recebeu diversos elogios, incluindo o reconhecimento em importantes premiações.  A tecnologia ganhou o selo Gold nos Edison Awards, foi premiada com o German Design Award e o Deutsche Innovationspreis “Innovation Award”, além de ter sido nomeada como uma das 25 Melhores Invenções do ano pela revista TIME.

Revelado ao público em 22 de junho de 2017, na torre de testes da thyssenkrupp construída em Rottweil, Alemanha, MULTI é o primeiro sistema de elevador sem cabos do mundo que pode se movimentar tanto na vertical como na horizontal.  A tecnologia requer menor espaço do que os elevadores convencionais e pode aumentar a área útil do edifício em até 25%, representando receitas extras com o aluguel do espaço adicional. Isto é particularmente importante, considerando que as pegadas atuais de elevadores/escadas rolantes podem ocupar até 40% do espaço do prédio, dependendo da altura do edifício.

Ao invés de uma cabina por eixo movendo-se para cima e para baixo, o MULTI oferece várias cabinas operando em loop, como um sistema de metrô dentro de um prédio. Isso resulta em uma maior capacidade de transporte, em até 50%, além de menor tempo de espera para os passageiros. O MULTI também requer uma potência de pico menor, reduzindo em até 60% o consumo de energia quando comparado aos sistemas de elevadores convencionais. Isso permite uma melhor gestão das necessidades energéticas dos edifícios e reduz os custos de investimento em infraestrutura para o fornecimento de energia.

Veja o vídeo sobre a tecnologia, clicando aqui!

Foto: Divulgação thyssenkrupp