Sistema ebm-papst refrigera equipe de Fórmula 1


A ebm-papst, empresa fabricante de ventiladores e motores, instalou no ano passado o sistema de ar condicionado retrofit na sede da equipe de Fórmula 1 TM Mercedes AMG Petronas, em Brackley, no Reino Unido. Os ventiladores EC, além de manter o ambiente refrigerado e não fazer barulho, foram benéficos do ponto de vista financeiro para a equipe de Lewis Hamilton e Nico Rosberg: agora, a Mercedes AMG Petrona utiliza 64% menos de energia e o retorno do investimento será de apenas dois anos


Antes da atualização na oficina de pintura, os ventiladores na unidade eram difíceis de controlar e o ar fluía através dos dutos muito rapidamente, fazendo com que o ruído fosse contínuo. Para reduzir o ruído, a equipe fechou as saídas. A consequência desses fatores foi um ambiente quente e desconfortável, especialmente nos meses de verão, mesmo com o sistema de ar condicionado funcionando com toda potência.


A equipe Mercedes AMG Petronas voltou-se para sua parceira ebm-papst, que a ajudou na pista com soluções de refrigeração sob medida para os carros e nos boxes da equipe, em locais com clima quente. A empresa substituiu os ventiladores AC da oficina de pintura pelos ventiladores RadiPac EC, que são ajustados facilmente à velocidade necessária. Com um sistema de controle do ventilador amigável instalado como parte da solução, o edifício foi adaptado às novas condições.


Logo que o trabalho de retrofit foi concluído, o Reino Unido experimentou uma das semanas mais quentes do ano – um teste real para o sistema de ar condicionado convertido sob condições extremas. “O feedback dos empregados da oficina de pintura foi muito positivo, porque o sistema tem um efeito de arrefecimento muito agradável e também é muito silencioso”, disse Robert Yeowart, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Logística da Mercedes AMG Petronas. “Além disso, agora, as peças pintadas secam de forma mais consistente.”

Divulgação ebm-papst
Divulgação ebm-papst