Software foca em produtividade para montadoras

Um novo software desenvolvido por uma equipe de engenheiros europeus promete aumentar a produtividade das linhas de produção da indústria automobilística. A plataforma que integra design e engenharia, chamada IDEE, foi desenvolvida para prever a necessidade por novos materiais e tecnologias já no começo do processo de fabricação e, desta maneira, reduzir o tempo de produção e os custos.


Entre empresas privadas e institutos de pesquisa de toda a Europa, 23 organizações compõem a equipe do Projeto Pegasus, responsável pelo desenvolvimento do IDEE. O grupo se reúne desde 2006 com o objetivo de criar novas tecnologias que possam tornar a indústria mais competitiva.


De acordo com os pesquisadores, a vantagem de usar o novo software nas linhas de produção das montadoras é que, se um componente de um determinado modelo de carro passa a ser feito com uma tecnologia diferente, não é necessário criar outro processo de produção. O engenheiro responsável só precisa incluir as novas informações no IDEE, que automaticamente atualizará os dados no sistema e escolherá os materiais e os processos mais adequados para produzir a nova peça.


Para testar a eficiência da plataforma, a equipe do Pegasus criou um modelo de pára-choque com lanterna LED. Timo Huber, cientista do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química (ICT), que participou do projeto, conta que ao substituir a lâmpada comum para o LED, o número de peças necessárias para montar o pára-choque passou de oito para cinco. Ao reduzir a quantidade de peças, as etapas de montagem, que antes eram 12, caíram para cinco, diminuindo o tempo de produção e os custos com materiais.


O IDEE ainda está em desenvolvimento, mas já pode ser usado na fabricação de componentes simples e estará pronto para ser comercializado no próximo ano.