A ZF forneceu para os 50 veículos comprados pela Viação Campo Belo, frotista que atua em São Paulo (SP), os eixos direcionais traseiros RL 85, o eixo de piso baixo AVN 132 e as transmissões automáticas Ecolife com 6 marchas para os ônibus superarticulados Mercedes-Benz. O driveline alia conforto para motoristas e passageiros, acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção e o menor custo operacional.
De acordo com Adonias Souza dos Santos, consultor da Viação Campo Belo, a escolha pelo driveline da ZF vem de encontro ao objetivo da empresa em oferecer maior conforto, melhor acessibilidade e maior velocidade no embarque e desembarque aos passageiros”. A opção pelo modelo “Low Floor”, equipado com eixos AVN 132 de piso baixo, permite menor tempo de parada nos pontos e melhor fluxo de passageiros, sem falar num item extremamente importante: a segurança no embarque e desembarque dos mesmos.
Para Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão da ZF, “o emprego dos drivelines ZF, que já convenceram muitas outras megacidades em todo o mundo, incluindo Istambul, Teerã, Seul, Hangzhou, Guanzhou, Santiago e agora São Paulo, são uma verdadeira alternativa ao sistema de transporte coletivo, pois entregam a redução nos tempos totais do transporte, que influenciam diretamente a acessibilidade dos passageiros, maiores velocidades médias e custos reais mais baixos para os frotistas, somando com a possibilidade de transportar maior número de pessoas com conforto e segurança”.
Até o final de janeiro de 2015, a Viação Campo Belo pretende colocar em operação todos os ônibus superarticulados adquiridos para a capital paulistana. “A Viação Campo Belo é pioneira em reunir em sua frota uma grande variedade de atributos de conforto tanto para os usuários, como para motoristas, com vistas também ao sistema de transporte como um todo”, completa Adonias.
Além do driveline ZF, os novos ônibus da Viação Campo Belo são equipados também com ar-condicionado, tecnologia wi-fi, novos validadores que permitem integração com sistema de GPS e reconhecimento facial por meio de câmeras fotográficas. Os superarticulados também possuem câmeras nas portas do lado direito e esquerdo que auxiliam o embarque e desembarque, câmera de ré para estacionamento e manobras e câmeras que captam imagens do painel e do motorista. Além disso, os veículos são também especialmente desenvolvidos para simplificar os acessos de pessoas com mobilidade reduzida.
A nova frota de ônibus superarticulados da Viação Campo Belo já começou a circular em vários bairros da cidade de São Paulo, nos corredores João Dias, M´boi Mirim, Campo Limpo, Francisco Morato, Rebouças, Paulista, trabalhando em média 14 horas por dia.