Técnica alemã trata cáries sem dor

Uma técnica desenvolvida pela empresa alemã DMG em parceria com a Charité – uma conceituada clínica universitária de Berlim – e a Universidade de Kiel promete tratar a cárie efetivamente, sem perder tecido saudável do dente, sem dor e em uma única sessão.


O método, batizado de Icon, é uma técnica microinvasiva (sem perfuração) indicada para o tratamento do problema em estágio inicial, dispensando anestesia e garantindo ao dente uma vida mais longa.


Tradicionalmente, há dois métodos utilizados no combate às cáries: terapia com flúor (método preventivo) e a obturação com perfuração e preenchimento (método invasivo). O Icon reúne os dois tipos de tratamento anteriores em casos nos quais a extensão da cárie é de até um terço da dentina (camada abaixo do esmalte do dente), ou seja, ainda incipiente.


De acordo com a Dra. Beatriz Borges, cirurgiã dentista e responsável pelo departamento de qualidade da DMG Brasil, “o custo para o paciente é semelhante ao do método tradicional”. O método foi trazido ao País com exclusividade pela DMG Brasil em janeiro deste ano e está em fase de divulgação. As cidades do sul do País, segundo ela, têm apresentado maior adesão ao novo método. No entanto, dentistas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro também têm comprado kits do Icon e participado de treinamentos para a sua aplicação.


Tratamento


O tratamento consiste de três etapas: decapagem, secagem e infiltração. Uma ferramenta feita de um filme muito fino, chamada “Approximal-Tip”, separa os dentes para a aplicação de um ácido na região lesionada, que vai abrir os poros do esmalte do dente. O etanol é aplicado então para secar todo o líquido existente dentro dos poros.


O Icon é aplicado duas vezes: uma vez para preencher o poro e uma segunda vez para secá-lo e fechá-lo, evitando assim a progressão da cárie.

SXC
SXC