Tecnologia Henkel apoia viagens espaciais


A alemã Henkel é uma das mais recentes fornecedoras de tecnologia em adesivos para a SpaceX, empresa de transporte espacial norte-americana. As soluções oferecidas pela companhia química garantem segurança em situações críticas e permitem um design inovador: Os foguetes Falcon 9, por exemplo, são atualmente reutilizáveis.


Segundo a empresa americana, a combinação do know-how e o portfólio de produtos apresentados pela Henkel abre a possibilidade para que o negócio das viagens espaciais tripuladas e não tripuladas seja mais acessível e sustentável.


A Henkel afirma que os adesivos Loctite são, atualmente, usados em todos os estágios de desenvolvimento do foguete de sistema multifásico Falcon Heavy. Produtos como o Loctite EA 9394 AERO são especificamente adequados para suportar altas temperaturas e altos níveis de atrito. A SpaceX também utiliza o novo adesivo desenvolvido, o Loctite EA 9360 AERO, na construção do protótipo mais recente Grasshopper Rocket: um foguete que decola e aterrissa verticalmente, pousando sobre suas quatro “pernas de gafanhoto”.


“Nós firmamos a parceria com a SpaceX desde o início do programa, oferecendo produtos e apoio técnico, comercial e logístico. Agora, apenas continuaremos nosso trabalho, sempre aprimorando”, afirma Martin Firestone, diretor de Vendas Aeroespaciais na Henkel US”.  

Divulgação Henkel
Divulgação Henkel