Desde o lançamento da loja virtual Voith Paper Webshop, no início de 2017, o seu número de usuários vem aumentando continuamente. Mais de 60 empresas no mundo inteiro já estão fazendo pedidos de peças de reposição e de desgaste para máquinas de papel utilizando essa plataforma online. O acesso personalizado e a comunicação direta com os sistemas ERP dos clientes facilitam muito a colocação e o processamento dos pedidos.
A loja virtual da Voith Paper se estabeleceu rapidamente como uma plataforma de compras online para o setor papeleiro mundial. Desde o lançamento do sistema, em janeiro de 2017, o seu número de usuários vem aumentando continuamente. Em julho de 2018, a Voith deu as boas-vindas ao seu 50º cliente: a fabricante de embalagens americana Pratt Industries. E cada vez mais empresas estão aderindo à plataforma: “Já temos mais de 60 fabricantes de papel utilizando o sistema”, afirma Michael Thoma, Diretor Global de Soluções de E-Business da Divisão Paper do Grupo Voith.
Uma das chaves para o sucesso da loja virtual é a personalização do seu acesso, que simplifica significativamente o processo de colocação dos pedidos. Um exemplo disso é que o sistema armazena automaticamente as peças sobressalentes e de desgaste específicas das máquinas do cliente. Graças a essa funcionalidade, o comprador não precisa escolher entre os inúmeros modelos de um produto, encontrando imediatamente as peças adequadas para a sua máquina.
Ao fazer uma busca por um determinado componente, o cliente pode digitar o número do pedido ou até mesmo o número de cadastro do próprio cliente para o material (desde que previamente cadastrado na loja virtual). Outra possibilidade é fazer a busca utilizando uma visão geral de todos os produtos em uma estrutura de árvore. O acesso pessoal também permite ao usuário visualizar todo o seu histórico de pedidos, além de todas as instruções operacionais disponíveis para ele. Estima-se que a busca de componentes necessários possa consumir até 30% do tempo gasto com o trabalho de manutenção propriamente dito. A lista de produtos pré-definidos na loja virtual Voith Paper Webshop reduz esse esforço de maneira significativa.
Assim como nas melhores lojas virtuais da internet, o usuário do Voith Paper Webshop pode consultar preços, disponibilidade e prazos de entrega dos produtos em tempo real e a qualquer momento com apenas alguns cliques – já que, para a loja virtual, não existe fim do expediente de trabalho, fins de semana, ou férias. Os dados estão sempre atualizados e os pedidos também podem ser feitos por tablet ou smartphone.
A loja virtual já inclui mais de 100.000 peças de reposição e desgaste – e esse número continua crescendo. A possibilidade de consultar a disponibilidade de peças em tempo real permite que os fabricantes de papel enxuguem seus estoques. “O rastreamento de pedidos também permite ao cliente consultar a localização e a previsão de entrega exata de um pedido”, acrescenta Michael Thoma. Isso ajuda a programar os trabalhos de manutenção.
Por meio de interfaces OCI e EDI padronizadas, a loja virtual da Voith Paper também pode comunicar-se diretamente com os sistemas de gestão (ERP) dos clientes. Isso permite que a colocação e o processamento dos pedidos sejam concluídos com muita facilidade, eficácia e rapidez – e que sejam transparentes para todos e a todo momento.
Divulgação: Voith Paper