Tecnologias do futuro guiam crescimento da Bosch


A Bosch, fornecedora de tecnologia e serviços, já está atingindo sucesso comercial e tecnológico na área de direção automatizada, e esta será introduzida em um mercado em plena expansão da assistência ao condutor, de acordo com o Dr. Dirk Hoheisel, membro da Direção Executiva da Bosch GmbH.


Atualmente, as vendas da companhia neste segmento estão crescendo cerca de um terço a cada ano. Hoheisel acrescenta: “Em 2016, nossas vendas em sistemas de assistência ao condutor serão superiores a 1 bilhão de euros”.


A empresa é especialista em tecnologias necessárias para a direção autônoma. Estas incluem não apenas freios, direção e powertrain, mas também sensores, sistemas de navegação e soluções de conectividade para dentro e fora do carro. “A Bosch desenvolve tudo, de componentes individuais a um sistema completo”, completa Hoheisel.


Atualmente, cerca de dois mil engenheiros trabalham no desenvolvimento de sistemas de assistência ao condutor, que corresponde a 700 profissionais a mais do que há dois anos. Os sistemas de assistência ao motorista são a base para a direção automatizada e, hoje, essas tecnologias já estão ajudando os motoristas a mudarem de pista, permanecerem na faixa de rolamento ou frearem quando se depararem com um obstáculo à frente.


Mas o desenvolvimento não para aí: uma montadora europeia já está oferecendo veículos equipados não apenas com sistemas de assistência que visam a tomada de ações evasivas e evitar o tráfego, mas também com o assistente de congestionamento de trânsito. “Na medida em que caminhamos em direção aos carros autodirigíveis, vamos apresentar muitos sistemas de assistência inovadores”, diz Hoheisel.


Em 2020, os carros deverão estar rodando de forma autônoma nas rodovias, como os protótipos que a Bosch vem testando na estrada A81 na Alemanha e na Interestadual 280 dos EUA desde o início de 2013. Entretanto, caso isso venha ocorrer, a estrutura legal deverá acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos. Atualmente, há uma restrição legal na forma da Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário de 1968, que determina que os motoristas devem manter o controle do veículo o tempo todo. Em outras palavras, a direção altamente automatizada ainda não é regulamentada. Entretanto, de acordo com a companhia, existem indícios de mudanças iminentes nas leis que se aplicam na Alemanha e em muitos outros países.


Segundo a empresa, uma possibilidade seria permitir a direção automatizada desde que o motorista possa anulá-la ou desabilitá-la. Contudo, a validação cria um novo obstáculo: com o uso de métodos atuais, o sistema de piloto automático deve ter milhões de quilômetros de teste antes que possa ser liberado para produção em série.


Direção automatizada melhora a segurança, eficiência e conforto


Para a Bosch, a direção autônoma significa tornar o tráfego mais seguro. A cada ano, aproximadamente 1.3 milhões de pessoas morrem em acidentes rodoviários. Em 90% dos casos, o acidente pode ser atribuído a um erro humano. “Em situações críticas, a tecnologia correta pode salvar vidas”, diz Hoheisel.


Uma pesquisa realizada pela companhia prevê que o aumento da automação pode ajudar a reduzir os índices de acidentes ainda mais – acima de um terço somente na Alemanha. A direção autônoma não torna o tráfego rodoviário apenas mais seguro, mas também o torna mais eficiente. Estudos realizados pelos EUA indicam que a aplicação de estratégias de direção preditivas em rodovias pode resultar em economias de combustível de até 39%.

Divulgação Bosch
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