Telefone imaginário já é realidade

Fazer de conta que está telefonando para alguém sem realmente ter um aparelho em mãos não é mais brincadeira de criança. Pelo menos, não na Alemanha. Pesquisadores do Instituto Hasso Plattner, da cidade de Leipzig, desenvolveram um protótipo de IPhone, cuja tela é a palma da mão do usuário.


Por meio de uma câmera sensor acoplada, o “telefone imaginário” é capaz de captar o movimento de toque feito sobre a mão e realizar chamadas telefônicas viva-voz, programar o despertador, desbloquear o telefone, colocar uma música para tocar, entre outras ações. O sistema usa um software que analisa o vídeo que a câmera recebe e envia um sinal de rádio para o aparelho. O telefone decodifica então o sinal recebido e executa a ação desejada.


Os pesquisadores afirmam que essa pode ser a solução para pessoas que precisem fazer uma ligação mas não queiram ou não possam tocar no telefone, como por exemplo, em cozinhas de restaurantes.


De acordo com os criadores, a maior parte dos usuários do iPhone consegue manipular o aparelho com até 80% de precisão sem precisar vê-lo. O telefone, no entanto, precisa estar perto do usuário para que o sensor consiga captar os movimentos.


Para entender como isso funciona, assista ao vídeo.

Divulgação / Hasso Plattner Institut
Divulgação / Hasso Plattner Institut