Com apenas 245 dias de construção, a ThyssenKrupp – em parceria com a Züblin AG – realizou, no fim do mês passado, a cerimônia de topping out da sua torre de testes de elevadores, na cidade de Rottweil, na região de Baden-Württemberg. Essa etapa consiste na finalização do tubo de concreto da torre, que atingiu a sua altura total: 232 metros, o nível da plataforma de observação.
Projetada pensando no futuro, a torre de testes de elevadores da ThyssenKrupp atingirá a altura final de 246 metros. A estrutura está prevista para ser concluída e entrar em funcionamento no final de 2016.
A torre, que posicionará Rottweil solidamente no centro do transporte vertical urbano do futuro, contará com 11 poços de testes abrigados dentro da sua estrutura com 21 metros de diâmetro. Com isso, os engenheiros podem testar velocidades de elevadores que chegam a impressionantes 18 metros por segundo. Três dos 11 poços de teste da torre serão destinados ao novo sistema MULTI, o primeiro elevador sem cabos do mundo, anunciado pela ThyssenKrupp no ano passado.
A tecnologia do MULTI vai permitir o deslocamento de várias cabinas de elevador num mesmo poço nos sentidos vertical e horizontal, o que dá mais liberdade à imaginação dos arquitetos e traz mais capacidade e eficiência ao transporte nas cidades, reduzindo a ocupação da área útil e o consumo de energia nas construções.
“A nossa nova torre em Rottweil proporcionará o perfeito ambiente de testes e certificação, para colocarmos esse inovador produto no mercado. A torre deverá estar concluída no final de 2016, quando pretendemos já ter um protótipo em operação do MULTI”, afirma Andreas Schierenbeck, CEO da ThyssenKrupp Elevator AG.
Projeto atrai turismo da região
Projetada pelos renomados arquitetos Helmut Jahn e Werner Sobek, a torre da ThyssenKrupp representa a fusão da engenharia inovadora e sustentável com a paisagem histórica de Rottweil. O design da torre evoca a igreja medieval e as torres de defesa que são os marcos arquitetônicos da cidade.
Prevista para ser uma das estruturas mais altas da Alemanha, com uma altura de 232 metros, a torre terá uma plataforma de observação de vidro que será aberta ao público e proporcionará uma visão de 360° da região em torno de Rottweil, com vistas para a Floresta Negra, as montanhas dos Alpes Suábios e, com tempo bom, até os Alpes Suíços.
Desta forma, a torre da ThyssenKrupp será mais do que um edifício funcional para pesquisa e desenvolvimento, tornando-se uma das construções mais emblemáticas do Sul da Alemanha e que já está atraindo turistas da região, antes mesmo de ficar pronta.
Sustentabilidade e eficiência energética são as principais características do projeto. Dentre os componentes eficientes estão iluminação LED, sistemas de ventilação com recuperação de calor e sistemas de recuperação de energia dos elevadores.
Alguns números sobre a obra dão a dimensão da construção. Quando concluída, a torre pesará mais de 50.000 toneladas. Só o conteúdo de aço pesará mais de 2.500 toneladas. A placa da base possui aproximadamente 2 metros de espessura, sendo composta de 680 metros cúbicos de concreto e 100 toneladas de aço. Toda a estrutura vai consumir 15.000 metros cúbicos de concreto.
O investimento da ThyssenKrupp de mais de 40 milhões de euros na torre de testes destaca a importância desta região: localizada junto à fábrica de elevadores em Neuhausen auf den Fildern, que está sendo transformada em um parque tecnológico, e ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Pliezhausen, Rottweil e a torre de testes formarão um centro de inovação para tecnologia de elevadores, com um mais de 1.500 funcionários em toda a região.