ThyssenKrupp entre as empresas mais inteligentes


O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), um dos maiores nomes em educação e pesquisa de tecnologia do mundo, reconheceu a ThyssenKrupp na sua lista anual das “50 empresas mais inteligentes de 2015”, principalmente por seu papel na reinvenção da indústria de elevadores. De acordo com a publicação MIT Technology Review, para entrar na lista, uma empresa deve ter uma tecnologia realmente inovadora e um modelo de negócio prático e ambicioso, que tenha influenciado o seu setor nos últimos 12 meses.


De acordo com Andreas Schierenbeck, CEO da ThyssenKrupp Elevator AG, “o MULTI é a mais recente proposta em um extenso repertório de tecnologias de elevador da empresa, o que representa nada menos do que uma revolução tecnológica.”


Utilizando a tecnologia dos motores lineares do trem de levitação magnética Transrapid, o MULTI permite o deslocamento de múltiplas cabinas de elevador num mesmo poço nos sentidos vertical e horizontal, o que dá mais liberdade à imaginação dos arquitetos e amplia em até 50% a capacidade e eficiência de deslocamento, reduzindo a ocupação da área útil e o consumo de energia nas construções. Operando de forma semelhante aos sistemas de metrô, o design MULTI consegue incorporar várias cabinas de elevador autopropulsoras correndo em loop no mesmo poço, além de possibilitar a redução do consumo energético em edifícios em 50%.


A ThyssenKrupp apresentou recentemente uma segunda inovação: a ACCEL, desenvolvida para atender a necessidade de mobilidade segura, confortável e eficiente na atual rede de transporte multimodal de grandes cidades. Com um sistema exclusivo de aceleração, ela aplica a mesma tecnologia de motor linear do MULTI e visa transformar a mobilidade nas cidades e dentro de grandes infraestruturas como aeroportos, estações de metrô ou centros comerciais. Instalada em passarelas ou edifícios, a ACCEL cobre distâncias entre 100 e 1.500 metros, com velocidades de até 2 m/s (7,2 km/h), sem tempo de espera para os passageiros e é, portanto, capaz de levar até 30% a mais de passageiros para estações de metrô e reduzir os tempos de trânsito nos aeroportos em até dois terços.


Tecnologias energeticamente eficientes, tais como MULTI e ACCEL, projetados pelas equipes da ThyssenKrupp fornecem uma gama de benefícios significativos para tornar as cidades do futuro mais habitáveis. Os editores do MIT Technology Review reconheceram os esforços ambiciosos do grupo, quando conduziram sua pesquisa anual para as “50 empresas mais inteligentes de 2015” e classificaram a ThyssenKrupp no número 35, sendo o único representante alemão na lista.

Divulgação ThyssenKrupp
Divulgação ThyssenKrupp