A aposta da Siemens para conseguir ser o principal fornecedor do projeto que prevê a ligação entre a capital paulista e Santos é o trem Desiro ML, um novo modelo para viagens regionais e intermunicipais capaz de reduzir de 10% a 25% o consumo de energia.
Utilizado nas linhas ferroviárias da República Tcheca, Alemanha, Grécia, Suíça, Malásia e Inglaterra, o Desiro ML é alimentado por eletricidade, evitando a emissão de CO2 na atmosfera. Segundo Juarez Barcellos Filho, gerente de Vendas da Siemens Mobility, ele seria também uma boa opção para o Brasil.
“É uma solução operacionalmente adequada para o transporte de passageiros nas cidades brasileiras, pois possui alta capacidade de adaptação, elevada disponibilidade e reduzidos custos de manutenção”, afirmou. Com capacidade para transportar de 184 a 384 passageiros sentados, o Desiro ML poderia realizar o trajeto entre São Paulo e Santos em 50 minutos.
Além de atender às principais normas de segurança internacionais, ele ainda conta com equipamentos de vídeo-vigilância, proteção contra impacto e casos de incêndio, sistema de informação visual para os passageiros, ar condicionado, passagem entre os carros, entre outros.
Para Barcellos, ele “pode perfeitamente atender a demanda dos principais estados brasileiros”. O projeto de instalar uma linha de trem para passageiros entre as duas cidades ainda está sendo discutido pelo governo paulista com possíveis fornecedores, e não tem data para ser iniciado.