TRUMPF contribui para conceito de indústria 4.0


A TRUMPF está incorporada à “indústria 4.0” (ou indústria inteligente), conceito incentivado pela revolucionária indústria alemã de como serão as fábricas no futuro e consiste em ser a quarta revolução industrial.  Essa iniciativa foi apresentada na edição de 2011 da Feira de Hannover, como parte de estratégia do governo alemão voltada à inovação e está se desdobrando por todo o mundo. Hoje, a união de empresas de tecnologia, universidades e centros de pesquisa favorecem pesquisas em prol do desenvolvimento do conceito. A previsão é que, até 2020, isso se espalhe pelo mundo.


Segundo o diretor-presidente da TRUMPF do Brasil, João C. Visetti, a principal diferença entre a indústria atual e a indústria 4.0 é a automação de cadeias produtivas. “É como um processo de venda que começa com um pedido, entra em linha de produção, tem uma central que controla automaticamente todos os parâmetros e insumos necessários para execução do produto, passa por um controle de qualidade e finalmente chega ao cliente dentro do prazo estabelecido”.


Visetti afirma que muitas empresas dizem serem líderes, mas a TRUMPF, que tem em seu DNA a inovação, sempre participa destas pesquisas para estar à frente – por isso optou por fazer parte deste conceito.


Soluções inovadoras


Entre as soluções já desenvolvidas pela TRUMPF rumo à indústria 4.0 está a AXOOM, empresa de software independente fundada pela companhia em Karlsruhe, na Alemanha. “Com a AXOOM estamos pensando à frente. Ela é uma plataforma de negócios de alta tecnologia que cobre toda a cadeia de valor, independentemente do fabricante envolvido. São máquinas e sistemas unidos a partir de uma variedade de fornecedores trabalhando em conjunto de forma inteligente. Este é o futuro”, diz Visetti.


Recentemente, a empresa adquiriu, também, a participação majoritária na XeticsGmbH, empresa de software de Stuttgart, especializada no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de produção para pequenas e médias empresas. O software Xetics permite o monitoramento integrado e o planejamento detalhado dos processos de produção.


Por meio de um painel, informações sobre processos ativos, estações, produtos, ordens ou status de material podem ser acessadas a qualquer momento e de qualquer lugar, tanto na estação de trabalho como em dispositivos móveis. Ele pode ser instalado localmente ou utilizado na nuvem. Como um sistema de execução de manufatura, o software “XeticsLean” foi desenvolvido e é complemento perfeito para a plataforma AXOOM.


Outra empresa de TI que teve uma participação adquirida pela TRUMPF é a C-Labs, localizada em Redmond, Washington (EUA). A empresa fornece soluções de software para captura de dados de máquinas de forma altamente segura e simples em ambientes de produção – com a transferência de todas as informações relacionadas à fabricação de um pedido, desde a ordem até a entrega, à rede de TI da fábrica, bem como para a nuvem.  

Divulgação TRUMPF
Divulgação TRUMPF