TRUMPF realiza soldagem por deposição a laser em alta velocidade

High-speed_laser_deposition_weldingA TRUMPF está colocando o novo método EHLA (em alemão, a sigla significa soldagem de deposição a laser de extrema velocidade) em produção em série. O método EHLA é significativamente mais rápido do que a soldagem convencional por deposição a laser. “Podemos usar técnicas similares às que utilizamos para a soldagem por deposição a laser, porém com resultados muito mais rápidos”, explica Antonio Candel-Ruiz, especialista em métodos de superfície a laser na TRUMPF, em Ditzingen. O Fraunhofer Institute for Laser Technology (ILT) desenvolveu e patenteou o EHLA com o principal objetivo de executar processos de revestimento muito rapidamente em componentes rotacionalmente simétricos e camadas de baixas espessuras.

Testada e aprovada em revestimentos metálicos por muitos anos, o processo de soldagem por deposição a laser proporciona resultados de alta qualidade. Este método torna possível a fabricação de revestimentos isentos de trincas e praticamente sem poros, com ligação metalúrgica ao substrato de uma variedade de materiais. “Para as tarefas de revestimento de grandes áreas, no entanto, os lasers não têm a velocidade necessária”, diz Candel-Ruiz. Além disso, a espessura mínima da camada era de cerca de 500 micrómetros; em camadas mais finas simplesmente não era possível.

Enquanto o processo convencional de deposição a laser pode revestir apenas 10 a 40 cm²/min, o método EHLA atinge taxas superiores a 250 cm²/min. Além disso, agora são possíveis revestimentos muito mais finos, com espessuras de camadas de 10 a 300 micrómetros. O EHLA também permite um foco de laser muito mais fino, tornando o processo consideravelmente mais eficiente em tTRUMPF TruLaser Cell 3000ermos de energia.

A nova óptica de processamento desenvolvida pela Fraunhofer ILT pode ser integrada diretamente nos sistemas atuais da TRUMPF. “Nossos lasers de diodo e nossos lasers de disco são adequados para o EHLA, dependendo do foco do laser necessário”, diz Candel-Ruiz. Com o laser de diodo, é possível um foco de cerca de 1mm; com os lasers de disco, um foco tão pequeno quanto cerca de 0,2 mm. Além da fonte do raio laser, outro fator decisivo é que a máquina possui um eixo rotacional que permite altas velocidades.

Foto: Divulgação TRUMPF