A adidas revelou, na Alemanha, o Futurecraft M.F.G. (Made for Germany), primeiro produto criado pela SPEEDFACTORY, fábrica inteligente e totalmente automatizada que é o futuro da produção de calçados. A estrutura, instalada na cidade de Ansbach, fabrica os itens com rapidez e permite a customização de acordo com as necessidades do consumidor.
“Com a SPEEDFACTORY, nós temos uma inovação revolucionária que pode ser implementada em qualquer lugar do mundo, levando o laboratório para as ruas. Isso nos dá a oportunidade de combinar velocidade de fabricação com a flexibilidade de repensar processos convencionais” diz James Carnes, vice-presidente de Criação Estratégica da adidas.
O tênis apresenta uma maior precisão em design, com o uso da tecnologia ARAMIS para entender com segurança como o pé do atleta se move durante a corrida. Isso fez, por exemplo, com que o suporte das três listras e do calcanhar fossem substituídos por outras estruturas aplicadas em diferentes partes do calçado, garantindo assim um melhor suporte.
Outra novidade do tênis é uma nova barra torsão, que está dentro da sola, para garantir melhor flexibilidade. É a combinação de conforto, suporte e estilo.
“A SPEEDFACTORY nos permite usar dados e análises para moldar o futuro dos produtos de performance, o que podem ser benéfico para os atletas” afirma Ben Herath, vice-presidente de Design da adidas.
Outro objetivo da fábrica é trazer flexibilidade na manufatura de produtos esportivos, acelerando a criação e o desenvolvimento. A visão da empresa é reduzir o tempo que se leva da concepção da ideia até a fabricação e distribuição para varejistas, além de exportação. O que normalmente levaria 18 meses, agora pode ir para alguns dias, ou até mesmo horas, se a produção for feita na mesma cidade de distribuição.
O produto inicial foi feito exclusivamente para Alemanha. O próximo destino da SPEEDFACTORY é o Condado de Cherokee, em Atlanta.
Para saber mais sobre a SPEEDFACTORY, leia a matéria: http://bit.ly/2d0qGzg
Foto: Divulgação adidas