Pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Telecomunicações desenvolveram uma tecnologia que permitirá aos consumidores acessar informações e até comprar os produtos expostos nas vitrines das lojas sem precisar recorrer aos vendedores.
A vitrine interativa funciona por meio de câmeras 3-D que captam a posição das mãos, rosto e olhos dos transeuntes e transmitem as informações a um software. O programa, por sua vez, processa as coordenadas recebidas e projeta o produto apontado em um monitor de televisão. O consumidor pode então interagir com a interface e obter o preço de cada artigo, ver as opções de cores e tamanhos e até mesmo comprá-lo.
“A compra interativa já é um procedimento comum na internet há muito tempo. Agora, estamos aplicando essa tecnologia a itens expostos em vitrines dos calçadões de compras e shoppings centers”, comenta o cientista Paul Chojecki, do Instituto Fraunhofer.
Por dispensar a figura do vendedor, a nova tecnologia permite que os comerciantes vendam seus produtos mesmo quando as lojas já estão fechadas, aumentando as chances de negócios.
Diferenciais
Chojecki explica que há outros sistemas interativos na Alemanha, mas que o programa desenvolvido pelo Fraunhofer não é “touchscreen”, portanto, o consumidor não precisa tocar no vidro para acessar as informações desejadas. “As pessoas podem interagir com a nossa vitrine sem nenhum contato físico, o que pode ser um benefício considerando o fator higiene”, completa.
O software também pode ser uma ferramenta importante de avaliação. Ele consegue identificar quantas pessoas pararam para observar a vitrine da loja e quais artigos mais interessam os consumidores.
Ainda não há previsão para que a nova tecnologia entre no mercado, mas ela será apresentada na Feira de Tecnologia de Hannover, CeBit, de 1 a 5 de março desse ano.