Voith promove produção sustentável


A Voith Paper, referência mundial em inovação para a indústria papeleira, reformou o sistema de depuração da secadora de celulose da Fibria, que entrou em operação no mês de abril deste ano, em Três Lagoas (MS).  O projeto superou os objetivos iniciais e atingiu uma redução superior a 80% na perda de fibras de eucalipto branqueada no processo de depuração, em relação aos valores anteriores à reforma, o que representa o equivalente a, aproximadamente, quatro toneladas de fibra por dia.


Com a reforma do sistema de depuração, a redução da margem de perda da fibra branqueada não interferiu na qualidade final do produto e também diminuiu a quantidade do rejeito nas estações de tratamento de efluentes. A reforma atualizou a tecnologia da depuração, com a substituição dos atuais 4º e 5º estágios (de depuradores) por três estágios de bancos de Cleaners Voith do tipo KS 160. Com a instalação desses separadores centrífugos nos últimos estágios de depuração da fibra branqueada, houve a redução significativa da margem de perda de fibras.


A Voith foi também responsável pela instalação e pelo gerenciamento de todos os equipamentos, sendo um projeto realizado a partir do conceito PLP (Process Line Package).