O Volkswagen Virtus chega para revolucionar o mercado brasileiro em termos de design, espaço interno, segurança e alto desempenho. O modelo é o primeiro automóvel do Brasil a trazer recursos inéditos de conectividade e digitalização. O sedã feito em São Bernardo do Campo (SP) oferece o “manual cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.
Eventuais questões sobre o carro podem ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo Meu Volkswagen conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e espanhol. Por exemplo, como utilizar o sistema de infotainment Discover Media de 8” e fazer o espelhamento de seu smartphone ou como instalar corretamente a cadeirinha para transporte de crianças, entre outras informações.
A implementação dessa nova tecnologia complementa a forma com que os proprietários podem obter informações sobre seus carros. Todo o conteúdo impresso continua a ser oferecido. O aplicativo permite aos usuários interagir e obter informações sobre a literatura de bordo do carro utilizando linguagem natural.
Identificação Volkswagen
O cliente, após a compra do Virtus, poderá baixar gratuitamente o aplicativo, disponível para plataformas iOS (Apple) e Android (Google). Em seguida, deverá se registrar gratuitamente para receber uma identificação Volkswagen – informação que será única para todo o Grupo VW.
Essa “VW ID” será vinculada ao chassi do carro e acompanhará o cliente em todos os veículos Volkswagen seguintes de sua vida.
A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen terá campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal.
O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage com ele. Também entende linguagem abreviada, como “vc” (você) e “qd” (quando).
Se o assistente não encontra informações para responder à questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) da Volkswagen do Brasil. Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta.
O assistente cognitivo também poderá responder algumas dúvidas além daquelas que estão no manual do veículo. Esse conteúdo extra foi elaborado de acordo com as perguntas mais frequentes feitas pelos clientes Volkswagen à CRC.
Interação mais próxima e pessoal
A interação com o cliente também é levada para outro nível, mais próximo e pessoal. É possível, por meio do app, fazer agendamento de revisão do veículo com a concessionária da preferência do cliente e programar números de telefone para chamadas automáticas em situações de emergência.
Por meio do app também será possível à Volkswagen enviar notificações ao usuário sobre o funcionamento de seu carro e recomendações de utilização, como, por exemplo, que seja feito o agendamento da revisão do veículo.
Foto: Divulgação Volkswagen