Para ajudar a reduzir os ferimentos no caso de uma colisão, a ZF está preparada para lançar diversos conceitos de airbag de passageiros, incluindo um sistema de cortina com recursos de design em formato de V ou U. A inovação é projetada para proteger melhor os ocupantes do assento dianteiro de ferimentos graves, mesmo quando o veículo é atingido de frente e no lado esquerdo a 90 km/h.
Esse cenário de teste de desempenho, conhecido como a “barreira deformável móvel oblíqua” (OMDB) será adicionado pela Associação Nacional de Tráfego Rodoviário (NHTSA) no Programa de Avaliação de Novos Carros dos EUA (US NCAP), para novos modelos ano 2019. Somente carros de passeio que passarem nessa nova norma receberão cinco estrelas da U.S. NCAP.
“Nosso novo sistema pode ajudar a melhorar o desempenho de segurança do veículo nesses cenários de teste de colisão. Os airbags de cortina são fornecidos com câmeras de formato especial em V ou U e disponibilizam maior proteção”, explica Dirk Schultz, head de Desenvolvimento Global de Airbags e Geradores de Gás na Divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva na ZF.
O teste envolve uma barreira móvel deformável com peso aproximado de quase 2,5 toneladas, que atinge um veículo imóvel a 90 km/h frontalmente em um ângulo de 15 graus e com uma sobreposição de 35%. Além desse, a NHTSA também irá implantar novos dispositivos de testes para bonecos de Limitações de Ocupantes e Veículos (THOR). “Eles são altamente sensíveis e registram com mais precisão como os acidentes afetam os ocupantes. Os dados abrangentes que nós coletamos ajudam a determinar onde focar para ajudar a melhorar a segurança”, diz Schultz.
A geometria única de airbag pode melhorar a segurança
No caso de uma colisão tipo OMDB, os novos airbags têm uma função adicional que ajuda a impedir que as cabeças dos ocupantes dianteiros atinjam o painel ou a coluna. Para alcançar esse desempenho, a empresa aprimorou os itens de cortina instalados no revestimento do teto com um design de formato de bolsa única. Quando acionados, uma almofada de segurança adicional se infla proximamente à cabeça do condutor.
Para ajudar a absorver melhor o movimento potencialmente extremo, a ZF desenvolveu seu “airbag para passageiros do assento dianteiro da célula paralela”. Ele apresenta um design único, com uma geometria especial que é expandida em direção ao centro do veículo. “Esse conceito ajuda a absorver o movimento de rolagem de cabeça e é projetado para reduzir o risco de ferimentos na cabeça”, completa Schultz.
Foto: Divulgação ZF