No dia 10 de março, aconteceu a primeira ZF Pitch Night, em Friedrichshafen. O Grupo organizou o evento para que startups internacionais pudessem apresentar suas abordagens, modelos de negócio e projetos.
Os jovens especialistas mostraram suas ideias criativas nos campos de Condução Autônoma, Conectividade, Inteligência Artificial, Robótica, entre outros. Para aqueles com as soluções mais promissoras, foi concedido um projeto piloto digital na empresa ou a opção de um exclusivo encontro com a alta direção da companhia.
“A ZF Pitch Night é uma possibilidade para trazer para dentro de casa a comunidade de startups digitais emergentes, criativas e internacionais”, explica Dr. Malgorzata Wiklinska, head de Ecossistemas Digitais & Parceria Estratégica, que teve a ideia do evento. “Isso nos aproxima de empresas guiadas pela inovação que têm a capacidade de fornecer a inspiração crucial na importante área da mobilidade em rede. A paixão e o poder das equipes no lançamento nos impressionaram seriamente”.
Um total de 57 companhias de 15 países converteram o ambiente em um marketplace internacional de tendências disruptivas e ideias inovadoras. Os jovens empresários tiveram a oportunidade de apresentar os seus modelos de negócio, seus produtos, fazer network e intercâmbio de ideias.
As startups foram convidadas a propor as suas ideias sobre problemas específicos no dia a dia ou suas soluções nas categorias de “Inteligência Artificial & Robótica”, bem como “Condução Autônoma e Conectividade”. Em apenas três ou quatro minutos, tiveram que apresentar suas soluções de maneira convincente ao júri formado pelo CEO, Dr. Stefan Sommer; o CDO, Mamatha Chamarthi; e o diretor da Zukunft Ventures GmbH, Torsten Gollewski.
Entre os participantes estiveram a empresa norte-americana de conectividade Savari e a britânica FiveAI, que criou um nicho na fabricação de software baseado em inteligência artificial para veículos autônomos.
No “New Mobility Bash”, dois especialistas norte-americanos em novos conceitos de Mobilidade, Local Motors e Auro, apresentaram seu carro de direção autônoma para transporte urbano.
“Esses eventos impulsionam a nossa colaboração aberta com a comunidade de startups e também podem ter um impacto positivo na nossa cultura corporativa”, diz Mamatha Chamarthi. “Levamos a digitalização a sério. Queremos projetar os nossos processos de desenvolvimento de forma que nos permitam criar novos estímulos ao cenário mais rapidamente e criar valor agregado para os nossos clientes por meio do upgrade dos nossos produtos e serviços”.
A ZF Pitch Night é parte da estratégia global de digitalização do Grupo. Em fevereiro, a companhia anunciou a sua colaboração com a aceleradora de startup digital Plug & Play, bem como uma parceria com a crescente plataforma de inovação Startup Autobahn.
Foto: Divulgação MM Editorial