ZF recebe Prêmio de Inovação por seu sistema de tração central elétrico para ônibus

A ZF recebeu o Prêmio de Inovação da exposição Busworld por seu sistema de tração central elétrico, CeTrax, que permite que os ônibus utilizados no transporte público operem com emissão zero. A tecnologia superou a forte concorrência na categoria Componentes Individuais e Periféricos.
O evento não poderia ter começado de forma mais auspiciosa para a ZF, prestigiada com o Prêmio de Inovação pelo júri especializado na noite anterior à exposição Busworld, em Bruxelas, capital belga. O sistema de tração central elétrico CeTrax, venceu um duro e diversificado grupo de concorrentes na categoria Componentes Individuais e Periféricos. “Este prêmio demonstra mais uma vez que a ZF é pioneira na eletrificação para todos os segmentos de veículos. O CeTrax é um elemento fundamental para o desenvolvimento do transporte de passageiros, pronto para o futuro, que a ZF empreende todos os esforços para apoiar” disse o Dr. Andreas Gossl, Head de Sistemas de Eixos e Transmissões da ZF, durante a cerimônia de premiação. “O título de Inovação prova mais uma vez que estamos no caminho certo com a nossa estratégia”.
Este não é o primeiro prêmio que a ZF recebeu este ano por seus acionamentos elétricos para ônibus. Em fevereiro, o eixo portal elétrico, AxTrax AVE, foi agraciado com o prêmio de Proteção Ambiental durante o evento comercial, ElekBu, realizado em Berlim, Alemanha.

CeTrax: flexível e potente
O CeTrax foi especificamente projetado pela ZF para utilização em ônibus e foi apresentado ao público pela primeira vez em 2017. O projeto de acionamento baseia-se no conceito plug-and-drive. O CeTrax pode ser facilmente instalado em veículos com layout de transmissão convencional. É, portanto, adequado ao desenvolvimento de novos veículos, como também à adaptação de plataformas já existentes. Isso permite que as montadoras e operadores de frota respondam com flexibilidade às exigências e normas legais.