Publicidade

Destaque Mercado Pesquisa
27 de agosto de 2025

Kantar revela que 76% dos consumidores usam assistentes de IA semanal ou diariamente

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: FREEPIK

De acordo com pesquisa da Kantar, 61% acreditam que a velocidade é a característica mais útil dessas ferramentas, e os brasileiros estão entre os que mais as utilizam.

Assistentes virtuais tornaram-se recursos essenciais para consumidores que buscam respostas rápidas, fazem compras online ou gerenciam tarefas cotidianas. Com o avanço da inteligência artificial, essas ferramentas estão evoluindo e se tornando ainda mais poderosas. Os assistentes de IA modernos entendem melhor o contexto, automatizam tarefas e oferecem recomendações personalizadas. Seja ajudando alguém a encontrar o produto ideal, sugerindo ideias criativas ou organizando agendas, assistentes baseados em IA vêm se tornando companheiros indispensáveis na vida digital de pessoas ao redor do mundo.

De acordo com um novo relatório da Kantar, empresa global de dados e insights, intitulado Connecting with the AI Consumer (Conectando-se com o Consumidor de IA), entre os que já utilizaram alguma ferramenta de IA, 81% relatam ter usado assistentes de voz, chatbots ou assistentes de compras nos últimos meses. E não se trata apenas de uso ocasional, 76% afirmam utilizar essas ferramentas semanalmente ou diariamente. Apenas 24% relatam uso menos frequente.

Ao serem questionados sobre o que mais valorizam nos assistentes de IA, os usuários são claros: a velocidade é a prioridade. 61% afirmam que a característica mais útil é a capacidade de responder perguntas rapidamente.

“Faz sentido: em vez de abrir um navegador e digitar uma busca, o usuário quer perguntar em voz alta e receber uma resposta imediata. Isso reduz atritos e torna as tarefas do dia a dia mais simples”, explica Luis Bosisio, diretor de brand da Kantar Brasil.

A geração de ideias criativas aparece como a segunda função mais valorizada, com 48%. Isso indica que os usuários veem a IA não apenas como uma ferramenta funcional, mas como uma parceira para ideação, brainstorming e criação de conteúdo. De sugestões de receitas a rascunhos de e-mails ou roteiros de viagem, as pessoas estão aproveitando o potencial criativo da IA.

“Consumidores valorizam IA que os ajuda a economizar tempo e pensar de forma criativa. Ferramentas rápidas, eficientes e inspiradoras têm o maior apelo”, diz Bosisio. “Ao desenvolver um assistente digital para varejo ou integrar IA ao seu aplicativo ou site, a marca deve focar em tornar as interações úteis e ágeis.”

“No fim, assistentes de IA deixaram de ser novidade: já fazem parte do cotidiano das pessoas, influenciando como vivem, pensam e interagem com marcas”, diz Bosisio. “Empresas que entendem isso e projetam pensando nesse cenário estarão mais aptas a conquistar confiança, lealdade e valor de longo prazo dos clientes.”

Sobre o estudo

Connecting with the AI Consumer foi realizado online com mais de 10.000 consumidores em dez mercados globais (incluindo Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Singapura, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos), entre 11 de abril e 2 de maio de 2025.

Quando o estudo menciona “assistentes de IA” se refere a qualquer ferramenta baseada em inteligência artificial que responda a comandos, automatize tarefas ou forneça recomendações e informações. Isso inclui assistentes de voz, chatbots, assistentes virtuais e ferramentas de compras orientadas por IA. Consideramos “usuários de assistente de IA” aqueles que utilizaram uma ou mais dessas ferramentas nos últimos meses. A Geração Z é definida como pessoas de 18 a 27 anos, Millennials de 28 a 43, Geração X de 44 a 59, e Boomers acima de 60 anos.

O estudo completo pode ser encontrado em Connecting with the AI Consumer

Compartilhe:

Artigos relacionados