Publicidade

Últimas Notícias Destaque Energias Renováveis Sustentabilidade
6 de fevereiro de 2026

KfW Research: Solar e eólica representam 56% da energia na Alemanha em 2025

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Pixabay

Em 2025, 56% da eletricidade consumida na Alemanha foi gerada a partir de fontes renováveis. A constatação está em um estudo do KfW Research sobre a geração de eletricidade a partir das fontes eólica e solar. O levantamento constatou que as energias eólica e solar se complementam.

Segundo o KfW Research, no cenário alemão a geração solar é mais elevada em dias com pouco vento. E o inverso também ocorre: dias com mais vento, tem menor geração solar. No ano passado, a energia eólica respondeu por 29% e a energia solar por 16% da eletricidade consumida no país europeu.

“A forte expansão da energia eólica e solar não representa um risco de concentração para a Alemanha. Ambas as fontes de energia funcionam de forma complementar e eficaz”, afirmou Dr. Dirk Schumacher, economista-chefe do KfW.

Nos dias de 2025 com baixa geração eólica e solar, a Alemanha importou mais eletricidade (15%, em comparação com 5% em média ao longo do ano). Além disso, nesses períodos houve maior geração de eletricidade a partir de combustíveis fósseis no país, tanto do carvão (29%, frente a 21% na média anual) quanto de outros combustíveis fósseis, especialmente o gás natural (29%, em comparação com 16%).

“As energias renováveis já são o pilar central do fornecimento de eletricidade na Alemanha. A expansão está bem avançada, mas ainda são necessários novos passos”, disse Schumacher.

“Olhando para o futuro, a geração de eletricidade a partir da biomassa pode ser utilizada de forma ainda mais direcionada em períodos de baixa produção eólica e solar. Tornar a demanda mais flexível, ampliar o armazenamento em baterias e implantar novas usinas a gás que possam operar com hidrogênio no médio prazo também são partes importantes da solução”, afirmou o economista.

 

Compartilhe:

Artigos relacionados