Publicidade

Últimas Notícias Destaque Educação Empresas Formação
8 de janeiro de 2026

KfW Research: PMEs são a base do sistema de formação profissional dual

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Divulgação: Freepik

Pequenas e médias empresas são a o alicerce do sistema alemão de formação profissional dual. Em 2024, cerca de 1 milhão de pessoas receberam formação profissional em PMEs – mais de 90% de todos os aprendizes na Alemanha. Em 2010, a participação era de 84%, e desde então aumentou.

As conclusões estão no estudo da KfW Research, que traça um panorama da formação profissional dual na Alemanha.

No ano passado, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas estavam realizando formação profissional dual no país, apesar de uma recente redução no número de candidatos, resultado da mudança demográfica e do maior desejo dos jovens de seguir para o ensino superior.

Em geral, as empresas maiores têm mais probabilidade de oferecer formação. Enquanto microempresas com menos de cinco funcionários – que representam a maior parte das PMEs – raramente têm aprendizes (3%), 42% das PMEs com 10 a 49 funcionários e 72% das empresas com mais de 50 funcionários possuem aprendizes.

O cenário também ainda sofre com o impacto da pandemia de COVID-19, seguida por novos impactos da crise dos preços de energia, aumento da inflação e situação econômica desfavorável. O levantamento mostrou que, se entre 2010 e 2018 cerca de 12% das empresas tinham pelo menos um aprendiz, em 2022 essa participação caiu para 9,1% em 2024. Segundo o documento, a queda se deve à menor oferta de vagas, e não de candidatos.

“A formação profissional dual continua sendo um elemento indispensável para que as empresas garantam sua futura oferta de mão de obra qualificada. No entanto, nossos dados mostram que pequenas e médias empresas têm deixado de oferecer formação nos últimos anos. Para reverter essa tendência, seria importante introduzir incentivos direcionados e oferecer programas de apoio sob medida – especialmente em tempos economicamente difíceis”, afirmou Kathrin Schmidt, coautora do estudo.

O estado com maior proporção de empresas com aprendizes é Bremen. Entre 2021 e 2024, 19,1% das empresas lá tinham pelo menos um aprendiz. Em seguida vêm Schleswig-Holstein, com 14,1%, e Baixa Saxônia, com 14,0%. Na parte inferior da tabela estão Berlim (8,3%), Brandemburgo (7,7%) e Hamburgo (6,5%).

Compartilhe:

Artigos relacionados